Fapeam lança chamada pública para escolas avançadas
Para apoiar a formação de recursos humanos altamente qualificados, o Governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), tornou pública, no último dia 09, chamada para apoio à realização de Escolas Internacionais Avançadas em Tecnologia da Informação – Proti/Eiati. O Programa é realizado em parceria com a Agência Brasileira de Inovação (Finep).
Os recursos investidos fazem parte de um acordo de cooperação financeira firmado entre a Fapeam e a Finep. Serão alocados mais de R$ 3,5 milhões na forma de auxílio pesquisa para a realização de Escolas Internacionais Avançadas em Tecnologia da Informação – Proti/Eiati.
Para submeter as propostas, os Programas de pós–graduação devem preencher alguns requisitos e condições nas áreas relacionadas à tecnologia da informação. O curso, por exemplo, deve estar localizado no Estado do Amazonas, ter nota igual ou superior a cinco na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Os coordenadores deverão ter vínculo empregatício com Instituição de Pesquisa e/ou Ensino de direito público ou privado sem fins lucrativos localizada no Estado do Amazonas, estar cadastrado no sistema de Currículo Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e no Banco de pesquisadores da Fapeam, ser professor do Programa de Pós-Graduação, apresentar plano de trabalho e uma única proposta a essa chamada.
Cada proposta apresentada poderá ter um valor máximo de R$ 650 mil. Todos os projetos terão vigência de até nove meses.
De acordo com a Chamada Pública 003/2014, disponível no Portal da Fapeam, a submissão de propostas no SigFapeam pode ser feita até o dia 7 de agosto e a entrega da documentação até as 13h do dia 8 de agosto. A divulgação do resultado será feita a partir de setembro e a implementação dos benefícios a partir de outubro deste ano.
SOBRE O PROTI/EIATI
O Programa consiste em apoiar a formação de recursos humanos altamente qualificados em Tecnologia da Informação, por meio da concessão de recursos financeiros na forma de auxílio pesquisa e bolsas. Os cursos aprovados deverão comprometer-se a garantir qualidade e nível de excelência internacional às escolas avançadas propostas, a fim de aperfeiçoar os programas de pós-graduação no Estado nas áreas relacionadas à tecnologia da informação.
Fonte: Agência Fapeam por Adriana Pimentel