Estudantes do Amazonas ganham bolsas de estudo em universidade americana

CIÊNCIAEMPAUTA, POR ALESSANDRA KARLA LEITE

Tainá e Valdeson ao lado de parte da diretoria da Fundação Nokia. Foto: Fundação Nokia/Divulgação

Após ganharem Medalha de Ouro na Genius Olympiad International High School Fair on Environment, em Nova York – como premiação pelo projeto Harpia, que pretende monitorar ninhos de filhotes de Gavião Real em reservas florestais por meio do canto das aves –  dois egressos da Fundação Nokia, Valdeson Dantas de Souza (19) e Tainá Gonçalves do Carmo Félix (18), iniciam uma nova jornada em busca de apoio para fazer faculdade nos Estados Unidos.

Além das medalhas, os estudantes ganharam duas bolsas de estudo para ingressar em uma faculdade nos EUA e têm até janeiro de 2015 para dar andamento ao processo. Orgulhosa pela conquista, a diretoria da Fundação Nokia recebeu os ex-alunos e atuais estudantes de Engenharia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com uma homenagem no auditório da instituição.

Valdeson agradeceu à equipe pedagógica pelo apoio e incentivo à pesquisa. “Uma simples ideia pode mudar o planeta e nunca imaginamos que podíamos chegar tão longe. Vivemos uma semana de muito aprendizado nos EUA, fizemos novos amigos, conhecemos novas culturas e ainda ganhamos as bolsas de estudo. Não devemos desistir nunca, pois perdemos todas as vezes que deixamos de lutar”, disse.

O professor de eletrônica, Marcelo Ribeiro, que coordenou o projeto e acompanhou os alunos durante o evento em Nova York, manifestou que a experiência com a feira foi fantástica. “Estudantes do mundo inteiro concorreram e nós ganhamos o ouro”, comemorou.

PROJETO HARPIA

O projeto Harpia foi desenvolvido a partir da curiosidade dos alunos, durante o 3º ano do Ensino Médio integrado ao técnico, quando os estudantes da Fundação precisam desenvolver um projeto de pesquisa como requisito para a formação. 

Tainá e Valdeson começaram a trabalhar na investigação em fevereiro de 2013, quando chegaram ao site do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e encontraram vários projetos, sendo um deles o referente ao Gavião-Real, que chamou a atenção dos estudantes.

O projeto propõe um sistema capaz de auxiliar os pesquisadores a encontrar e monitorar mais rapidamente os ninhos, aumentando, dessa forma, as possibilidades para o desenvolvimento de estratégias referentes à proteção dos mesmos. Assim, poderão ser ampliadas as chances de sobrevivência dos filhotes e, consequentemente, da preservação da espécie, auxiliando no equilíbrio ecológico, uma vez que essa espécie influencia outras das quais se alimentam e na manutenção da biodiversidade existente na Amazônia Brasileira.

CIÊNCIAemPAUTA, por Alessandra Karla Leite