Nova Incubadora do Ifam ajudará a alavancar o setor produtivo

Incubadora Ayty irá oferecer capacitações e consultorias às empresas incubadas. Foto: Érico Xavier/Agência Fapeam

Para aprimorar os processos de gestão voltados à inovação do setor produtivo, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam) inaugurou sua nova unidade da Incubadora de Empresas (Ayty), na tarde da última sexta-feira (18), no campus localizado zona leste de Manaus.

A nova unidade recebe aporte financeiro do Governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do Programa de Apoio à Incubadoras de Empresas (Pró-incubadoras). O total de investimentos foi de R$ 150 mil.

A finalidade da incubadora Ayty é oferecer capacitações e consultorias às empresas incubadas, fortalecer e consolidar a cultura de inovação empreendedora das empresas incubadas, e contribuir para a geração de emprego e renda, por meio de adequações das suas instalações físicas.

De acordo com a gestora sistêmica do Ayty, Maria Gorete Falcão de Araújo, a inauguração dessa unidade visa aproveitar muitos trabalhos desenvolvidos pelos alunos na área do setor primário.

“No caso específico do Ayty do campus da Zona Leste, a ideia é trabalhar com o setor primário. Aqui temos muitos projetos que são maravilhosos e eles se perdem porque os alunos não sabem como transformar em negócio”, ressaltou.

EXPANSÃO NO INTERIORNa oportunidade, a gestora informou a implantação futura de incubadoras em 14 campi do Instituto localizados no interior do Estado, com a finalidade de trabalhar com a economia criativa. Cada incubada atuará de acordo com a área de estudo do campus onde será instalada a unidade.

CRESCIMENTO DO SETOR PRODUTIVO

O coordenador da incubadora do campus zona leste, José Edson Soares, destacou as atividades desenvolvidas que podem ser direcionadas à comunidade que já possuem uma atividade ou querem aprimorar a produtividade. “Eu vejo como uma oportunidade de alavancar as atividades do setor produtivo na própria localidade, principalmente para nossos estudantes, os quais podem despertar uma ideia ou visão empreendedora”.

SOBRE O PROGRAMA

O Pró-Incubadora (Edital 011/2012) financia propostas visando fomentar a manutenção de incubadoras já existentes e implementação de novas incubadoras. O total de investimentos nesse edital foi no valor aproximado de R$ 1,7 milhão. 

Fonte: Agência Fapeam, por Josiane Santos