Expo T&C traz projetos e produtos inovadores apoiados pela Fapeam

Ministro e alunos do PCE durante a abertura da Expo T&C. Foto: Érico Xavier

A abertura oficial da Expo T&C da 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), aconteceu na tarde da quarta-feira (23), nas dependências da Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco.

A presidente da SBPC, Helena Nader, afirmou que a Expo T&C é a oportunidade de mostrar para o Brasil o próprio Brasil. Em seguida, deu destaque para a importância da conservação da Amazônia. “Estamos realizando a “Copa” da ciência no Acre e, nela, estamos ganhando de goleada. O Acre está demonstrando, por meio da exposição dos trabalhos durante a SBPC, todo potencial amazônico”, disse.

Durante a abertura o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Clélio Campolina, ressaltou a importância do evento. “Que essa seja a oportunidade para voltarmos às atenções do País para a Amazônia”.

FAPEAM PRESENTE NA EXPO T&C

O estande da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) está presente em conjunto com as Fundações de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) e do Rio de Janeiro (Faperj). Para a diretora-presidenta da Fapeam, Maria Olívia Simão, a junção reflete um processo de parceria que é desenvolvida com as Faps de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, com editais e ações em conjunto. “Desta forma, otimizamos recursos, espaços e investimentos necessários para exposição”, disse Simão.

Após a abertura, o ministro visitou o estande da Fapeam. Ele foi recebido pela diretora-presidenta e conheceu os bolsistas do Programa Ciência na Escola (PCE), que estão em Rio Branco para apresentação de projetos de pesquisa.

PRODUTOS APRESENTADOS DURANTE O EVENTO

A coordenadora-geral do PCE, Maria de Fátima Vieira Nowak, apresentará os principais projetos de pesquisa desenvolvidos. O estande conta ainda com a exposição do Pé-Yara, o mapa Tátil do Amazonas, desenvolvido pela professora doutora Cláudia Guerra no âmbito do Programa Viver Melhor/Pró-Assistir. Guerra ministrará uma palestra sobre o processo de criação e construção do mapa desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisa, Educação e Novas Tecnologias (Psicotec), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Simão disse que a Fapeam usou como estratégia trazer um produto didático, que foi desenvolvido para educação de pessoas cegas e/ou com baixa visão. “É um produto oriundo de um link entre o desenvolvimento tecnológico por meio de aplicativos com a questão do apelo regional porque usa madeiras regionais e informações sobre a geografia da região. Por outro lado, o apelo mais empresarial. Trouxemos produtos de empresas que estão no mercado e são financiadas pelo nosso programa de subvenção econômica desenvolvido em parceria com a Finep (Agência Brasileira de Inovação)”, afirmou.

SOBRE A EXPO T&C

A Expo T&C é uma das mais importantes mostras de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) do País, reunindo todos os anos centenas de expositores, como institutos de pesquisa, universidades, agências de fomento, entidades governamentais e outras instituições interessadas em divulgar e difundir novas tecnologias, produtos e serviços.

Veja a programação da 66ª Reunião da SBPC

Neste ano, o diferencial da Reunião será a realização do ‘Dia da Família na Ciência’, no final de semana e debates a respeito da temática indígena, além da realização de rituais e apresentações musicais de povos indígenas do Brasil, Bolívia e Peru.

As principais associações científicas dos Estados Unidos, da China, da Europa e da Índia, além de pesquisadores renomados da América Latina, também estarão na reunião participando de debates sobre temas de impacto em política científica.

Fonte: Agência Fapeam, por Camila Carvalho