AM e PA apresentam maior número de agraciados no Prêmio Samuel Benchimol
Na edição 2012 dos Prêmios Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente, os Estados do Amazonas e do Pará foram os mais premiados. Dos 15 prêmios, sete ficaram com o Amazonas e quatro com o Pará. A natureza das premiações é o reflexo da valorização de toda uma cadeia de colaboradores que incentivaram e incentivam a sustentabilidade.
A premiação, cuja solenidade de entrega dos prêmios aconteceu no dia 23 de novembro no Estado do Pará, teve como objetivo incentivar projetos de empreendedorismo que visem à utilização do meio ambiente de forma racional e responsável de forma a ampliar o acesso da população a serviços como saúde ou ainda combater a males como discriminação. O evento contou com a presença da diretora técnico-científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Andrea Waichmann.
Na avaliação da diretora-presidenta da Fapeam, Maria Olívia Simão, o Prêmio é extremamente importante, não apenas para a Amazônia, mas para todo o Brasil pela representatividade de Samuel Benchimol para a sociedade científica e econômica do Estado. “O prêmio é um estímulo para que as pessoas pensem em soluções inovadoras para o desenvolvimento da região. É um prêmio que vai fazer uma década de grande contribuição para a região e a Fapeam, com certeza, continuará apoiando essa iniciativa”, frisou.
Os prêmios foram instituídos pelo Governo Federal e Banco da Amazônia, com o apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Sebrae e conta com o apoio financeiro da Fapeam. Este ano, foram distribuídos R$ 325 mil em prêmios para os 15 vencedores em cinco categorias, sendo elas: ambiental; econômica e tecnológica; social; empreendedorismo consciente; e suporte ao desenvolvimento regional. Além da premiação para a Personalidade Amazônica.
A premiação deste ano marcou a 5ª edição do prêmio Banco da Amazônia, a 9ª do prêmio Professor Samuel Benchimol e a 4ª edição desde a unificação dos dois. Para o presidente do Banco da Amazônia, Abdias José de Souza Júnior, fundir as premiações foi uma grande decisão tomada. “Esta junção dá maior brilhantismo aos projetos inscritos e faz com que o nome do prêmio se perpetue”.
Além da premiação nas categoriais tradicionais, o evento fez uma homenagem aos 70 anos do Banco da Amazônia, aos 40 anos do Sebrae-PA, 70 anos do Grupo Bemol, 30 anos da Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi) e os 45 anos da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).
APOIO
A premiação conta com o apoio dos Ministérios da Ciência e Tecnologia e da Integração Nacional, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (SECTI-AM), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), do Banco da Amazônia, Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ação Pró-Amazônia e pelas federações de indústrias da Região Amazônica, Sebrae Nacional, Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (Fapespa) e pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea).
Confira a lista dos agraciados pelo prêmio:
Categoria Social:
1º Colocado
Candidatos – João Carlos de Souza Meirelles Filho.
Instituição – Instituto Peabiru
Estado – PA
Título do Projeto – Escola de Gestão da Amazônia.
2º Colocado
Candidatos – Renata Romero Luz Koury e Carlos Gabriel G. Koury
Instituição – K2C Serviços de Consultoria Empresarial Ltda.
Estado – AM
Título do Projeto – Plano Diretor Piloto para Cidades de Várzea.
3º Colocado
Candidatos – Carlos Cesar Durigan
Instituição – Fundação Vitòria Amazônica
Estado – AM
Título do Projeto – Agroextrativismo Sustentável no Rio ‘da fome’: quebrando paradigmas produtivos na bacia do Rio Negro.
Categoria Econômica/Tecnológica:
1º Colocado
Candidato – José Augusto da Silva Cabral
Instituição – Sohervas da Amazonia
Estado – AM
Título do Projeto – Aguardente de frutas da Amazônia.
2º Colocado
Candidato – Ozely de Souza Oliveira e Viviane Fernandes Oliveira
Instituição – Universidade Federal do Amazonas (Ufam)
Estado – AM
Título do Projeto – Boas Práticas de Manejo: Desenvolvimento de Equipamento para Captura, Contenção, Despesca e proteção na Aqüicultura.
3º Colocado
Candidatos – Antônio Batista da Silva.
Instituição – Universidade Federal do Amazonas (Ufam)
Estado – AM
Título do Projeto – Composição Alimentícia e Processo de Produção de Composição Alimentícia em Formas de Barras Nutritivas Compreendendo Pólen de Abelhas Indígenas.
Categoria Ambiental:
1º Colocado
Candidato – Rubicleis Gomes da Silva
Instituição – Universidade Federal do Acre (Ufac)
Estado – AC
Título do Projeto – Avaliação Econômica dos Serviços Ambientais da Bacia do Rio Acre.
2º Colocado
Candidato – Raimundo Nonato Lemos da Silva
Instituição – Centrais Elétricas do Norte do Brasil S/A Eletronorte
Estado – RO
Título do Projeto – Projeto para Difusão de Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Através do uso Múltiplo do Reservatório da UHE Samuel, Buscando o Equilíbrio entre as Variáveis Econômicas, Sociais, Ambientais e a Produção de Energia Hidroelétrica na Amazônia.
3º Colocado
Candidatos – Paulo Monteiro Brando
Instituição – Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam)
Estado – MT
Título do Projeto – Os Efeitos do Fogo no Balanço de Carbono, Energia e Água em uma Área Ecotonal entre o Cerrado e a Amazônia.
Categoria Empreendedorismo Consciente:
1º Colocado
Candidato – Gisele Seabra Abrahim.
Instituição – Centro Universitário do Pará
Estado – PA
Título do Projeto – Organolate.
2º Colocado
Candidato – Michinori Konagano
Instituição – Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu-Camta-Pará.
Estado – PA
Título do Projeto – CAMTA/Safta -Tecnologia Social Sustentável da Amazônia.
3º Colocado
Candidato – Hervé Louis Ghislain Rogez
Instituição – Amazon Dreams Indústria e Comércio SA
Estado – PA
Título do Projeto – Amazon Dreams.
Categoria Suporte ao Desenvolvimento Regional:
1º Colocado
Candidato – Robervando Pinheiro Gonçalves.
Instituição – Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnologica (Fucapi).
Estado – AM
Título do Projeto – Design Tropical da Amazônia: Uma alternativa de renda para as comunidades e artesões do Amazonas, através do reaproveitamento dos recursos naturais da Amazônia.
2º Colocado
Candidato – Teodorio Ferreira Filho
Instituição – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Estado – AM
Título do Projeto – Barco-Escola “Sumaúma”.
3º Colocado
Candidato – Welington Douglas dos Santos Dias
Instituição –
Estado – RJ
Título do Projeto – Tecno Barca.
Sobre o Prêmio
Samuel Isaac Benchimol nasceu em Manaus, em 13 de julho de 1923, foi escritor, com 109 trabalhos publicados, membro da Academia Amazonense de Letras, professor emérito da Universidade do Amazonas, onde lecionou por mais de 50 anos, pesquisador catedrático da disciplina “Introdução à Amazônia”, presidente do Comitê Israelita do Amazonas e empresário, co-fundador do grupo Bemol-Fogás. Samuel Benchimol faleceu em cinco de julho de 2002. O prêmio que leva o nome de Samuel Benchimol é um reconhecimento pelo trabalho que o pesquisador e empresário na busca por uma Amazônia que aliasse o desenvolvimento econômico sem deixar de lado a sustentabilidade e os aspectos sociais.
Fonte: Portal Amazônia