Sessão de pôsteres da 66ª SBPC tem a participação de alunos da UEA
21 acadêmicos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e bolsistas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) apresentaram seus projetos de pesquisa na sessão de pôsteres da 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Dos 21 acadêmicos, 19 são de municípios do interior do Amazonas e dois de Manaus.
A reunião foi realizada na Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco (AC), de 22 a 27 deste mês. Os acadêmicos participaram das discussões também com aporte financeiro do Governo do Estado, via Fapeam por meio do Programa de Apoio à Participação em Eventos (Pape).
O reitor da UEA, Cleinaldo Costa, informou que os estudos apresentados fazem parte de projetos de iniciação científica financiados, entre outros, pelo Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic) da Fapeam. “É um momento importante para o Governo do Amazonas no sentido de alavancar a ciência e de ampliar o conhecimento no nosso Estado”, disse.
A acadêmica de Licenciatura em Física da UEA em Parintins, Jussara Gomes, que é bolsista Fundação, por meio do Programa de Apoio a Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (Pop CT&I), foi ao Acre para apresentar um trabalho que pretende levar o ensino integrado de astronomia a todas as disciplinas do currículo escolar. “Em Parintins, os alunos veem a astronomia fragmentada na Historia, na Geografia, em Ciências. Nosso intuito foi levar esse conhecimento integrado, inclusive com a astronomia indígena”, disse.
Segundo ela, ter participado da SBPC foi uma realização para todo acadêmico. “Vir para a SBPC gera uma transformação no modo de ver o nosso próprio ensino, passamos a querer que o que vivemos nesse evento seja vivido pelos acadêmicos do município. Aprendemos coisas que lá (em Parintins) não temos acesso”, disse a estudante.
SBPC 2014
Durante os cinco dias da 66ª Reunião Anual da SBPC, foram disponibilizadas atividades voltadas para os estudantes do ensino básico (SBPC Jovem), uma mostra de ciência e tecnologia (ExpoT&C) e a apresentação de atividades artísticas regionais e discussões sobre temas relacionados à cultura (SBPC Cultural).
Neste ano, o diferencial da Reunião foi a realização do ‘Dia da Família na Ciência’, no final de semana, e debates a respeito da temática indígena, além da realização de rituais e apresentações musicais de povos indígenas do Brasil, Bolívia e Peru.
As principais associações científicas dos Estados Unidos, da China, da Europa e da Índia, além de pesquisadores renomados da América Latina, também estarão na reunião participando de debates sobre temas de impacto em política científica.
Fonte: Agência Fapeam, por Camila Carvalho