Abipti e MCTI se reúnem para discutir possíveis cooperações

Dirigentes debatem formas de como a ABITPI e o MCTI podem desenvolver ações conjuntas. Foto: Ascom MCTI

O presidente da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (Abipti), Claudio Violato, se reuniu na quarta-feira (30), com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina.

O encontro na sede da pasta teve como objetivo apresentar a nova diretoria da Abipti e também a missão da instituição, além das funções e dos trabalhos desenvolvidos para a possibilidade de futuras cooperações entre as entidades.

“É de interesse do MCTI que haja uma cooperação com a Abipti, porque a instituição demonstra que tem competência, visto que há em seu portfólio de associados uma gama de institutos qualificados”, disse o ministro. “Vamos analisar entre as várias possibilidades e verificar se encontramos alguma possibilidade concreta para parceria”, completou.

A aproximação com a Abipti é vista com bons olhos pelo mandatário do MCTI. Para Campolina, é fundamental que o órgão trabalhe em conjunto com as instituições que compõem o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI).

“A reunião serviu para abrir um novo canal de diálogos com o MCTI. Viemos oferecer o apoio da Abipti para muitas ações do governo e para realização de suas políticas de C&T, ao qual nós temos uma capacidade de mobilização muito grande, de muitos agentes como instituições de ciência e tecnologia (ICTs), secretarias de ciência e tecnologia e fundações de amparo”, explicou Violato.

Fonte: Agência CT&I