Ufam e Valer lançam livro ‘Vozes da Amazônia II´no dia 2 de agosto

O conjunto de escritos da obra contribui, ainda, no sentido de acentuar os papéis desempenhados pelos intelectuais. Foto: Reprodução

Organizado pelos professores Renan Freitas Pinto e Élide Rugai Bastos, o livro “Vozes da Amazônia II” reúne 16 textos, entre artigos e ensaios, que buscam dar prosseguimento às reflexões sobre o pensamento social brasileiro produzido na Amazônia. O conjunto de escritos da obra contribui, ainda, no sentido de acentuar os papéis desempenhados pelos intelectuais, dessa forma suscitando questões relacionadas com a história intelectual da Região Norte.

Márcio Souza, com “Amazônia, regional e universal”, propõe um exame crítico da posição da Amazônia no processo de construção da cultura brasileira, destacando as relações problemáticas entre região e nação e o regional e o universal.

Willi Bolle, em “Uma margem da literatura brasileira: o ciclo do Extremo Norte de Dalcídio Jurandir”, se propõe, ao examinar o conjunto de romances do escritor paraense, a destacar algumas das singularidades de uma obra que pode ser lida como um dos mais expressivos registros do homem amazônico.

Em “O país das amazonas e o eldorado perante o discurso do progresso, no final do século XIX”, Otoni Mesquita toma como referência principal a obra “O Paiz do Amazonas, do barão de Sant´Anna Nery”, e aponta para a influência de um conjunto de ideias correntes nos grandes centros urbanos na segunda metade do século 19 e sua aplicação em Manaus.

Vozes da Amazônia II conta, ainda, com textos de Élibe Rugai, Renan Freitas Pinto, Bernard Emery, Kátia Helena Sarafina Cruz Schweickardt, Nísia Trindade Lima, André Botelho, Edna Maria Ramos de Castro, Maria Stella Faciola Pessoa Guimarães, Samuel Sá, Márcio Braz Santana, Charles Maciel Falção, Leila Margareth Rodrigues Gomes, Nicia Petreceli Zucolo, Maria Sebastiana de Morais Guedes e Paula Mirana de Sousa Ramos.

Fonte: Ufam