Acordo pode estimular parcerias entre empresas de petróleo e gás
Um convênio foi assinado entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip), com o objetivo de promover a formação de parcerias tecnológicas entre empresas brasileiras e estrangeiras que sejam do ramo de petróleo e gás.
Nos próximos dois anos, tempo de vigência do convênio, serão realizadas pelo menos sete missões na Ásia, Europa e América do Norte, além da participação em feiras, para identificar empresas estrangeiras interessadas em firmar parcerias com empresas brasileiras. Dessa forma, a Apex-Brasil e a Onip esperam atrair para o Brasil tecnologias que complementem a cadeia de suprimento, contribuindo para o aumento do conteúdo local e cobrindo eventuais lacunas existentes.
“A demanda local vem crescendo ano a ano e a indústria nacional precisa acompanhar este ritmo. Vamos buscar atrair investimentos estrangeiros e realizar uma parceria que traga benefícios para todos”, afirmou o superintendente da Onip, Bruno Musso.
O primeiro passo do convênio será identificar, ainda em 2014, empresas brasileiras das cadeias de petróleo, gás e da indústria naval interessadas em negociar parcerias com empresas estrangeiras. Isso ocorrerá por meio de eventos que serão realizados no Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Fonte: Agência Gestão CT&I, com informações da Apex Brasil