Finep 30 dias para ICTs é lançado no Rio de Janeiro
A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) lançou, na tarde da segunda-feira (4), o Programa Finep 30 Dias Pesquisa, voltado para as instituições de ciência e tecnologia (ICTs). A plataforma de análise de pedidos de financiamento em pesquisa e desenvolvimento (P&D) para ICTs será reformulada. O período total de análise das propostas será reduzida de oito para três meses, entre o lançamento do edital e a liberação dos recursos. A divulgação do resultado da análise dos recursos será feita em até 30 dias.
Na avaliação do presidente da Finep, Glauco Arbix, este novo modelo dará impulso importante para a P&D no País e reduzirá a burocracia relacionada ao financiamento.
“Temos processos antigos, que foram revisados e reorganizados. Tivemos o maior rigor nesse processo. Acho que é um avanço grande que coloca a Finep em um patamar distinto. Com esse projeto, chegamos ao patamar que queríamos”, comemorou o dirigente.
A nova formatação do Finep 30 dias contempla cerca de 230 instituições, entre ICTs, universidades e outras instituições que atuam como proponentes de projetos, todas cadastradas no Portal do Cliente da Finep. Os dados do antigo cadastro serão repassados para a nova matriz do Finep 30 Dias Pesquisa no prazo de até um ano.
“Tudo foi repensado e reorganizado para chegar a esse passo, que é o recadastramento. Esperamos que até outubro, todos os projetos entrem pelo sistema novo, que é muito mais eficiente e rápido”, explicou Arbix.
“É mais uma passo que damos rumo à evolução. É um sistema em que nós vamos poder atender melhor os nossos clientes”, completou o diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Rodrigo Fonseca.
Fonte: Agência Gestão CT&I