Eletronuclear e Capes firmam acordo para concessão de bolsas de estudo
A Eletrobras Eletronuclear firmou, pelo segundo ano consecutivo, um acordo de cooperação com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), para conceder 32 bolsas de estudo para trabalhos relacionados à produção de energia nuclear.
A cooperação busca estimular a realização de pesquisas no Brasil e apoiar a formação de recursos humanos voltados para o setor, com foco no desenvolvimento de projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação.
Serão escolhidos cinco projetos e os bolsistas selecionados poderão realizar, quando necessário, pesquisas utilizando as instalações da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, com hospedagem e transporte oferecidos pela Eletronuclear. Já a Capes será responsável pelo pagamento das bolsas de estudo, sendo 19 de mestrado, sete de doutorado e seis de pós-doutorado.
O edital define como áreas de interesse: física de reatores; monitoração e diagnóstico de centrais; engenharia/gerenciamento do combustível; termo-hidráulica; segurança de instalações nucleares/análise de acidentes; mecânica estrutural aplicada a instalações nucleares; processo de extensão da vida útil de instalações nucleares; materiais de interesse nuclear; rejeitos radioativos e engenharia de fatores humanos aplicada a instalações nucleares.
Terão preferência os projetos de pesquisa relacionados às plantas nucleares com reatores do tipo PWR (água pressurizada) – a mesma tecnologia utilizada nas usinas brasileiras.
Fonte: Agência Gestão CT&I, com informações da Eletronuclear