Programa da SECTI amplia divulgação de oportunidades em CT&I para população

CIÊNCIAemPAUTA, por Laize Minelli

Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), empreendedores, pesquisadores, estudantes e a sociedade em geral interessados em eventos, cursos e editais na área de Ciência, Tecnologia e Inovação têm à sua disposição o Radar de Oportunidades. Idealizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (SECTI-AM), o programa ampliou, recentemente, a sua área de abrangência, passando a atender um público maior.

O Radar é uma ferramenta que tem por objetivo a divulgação de editais, programas, cursos e eventos referentes à Ciência, Tecnologia e Inovação, além de oferecer orientação quanto a demandas específicas relacionadas à área. A busca por informações é feita por meio de um mapeamento de sites, revistas e jornais, além de interação por telefone com as principais instituições da área científica nacional. As informações sistematizadas são enviadas aos cadastrados por meio de mala direta e disponibilizada na seção Serviços do CIÊNCIAemPAUTA , portal de divulgação científica da SECTI-AM. O atendimento aos cidadãos também é feito por meio do telefone (92) 4009-8110 e pelo e-mail radardeoportunidades@secti.am.gov.br.

A atividade, inicialmente, foi desenvolvida para atender empresas que tinham interesse nesse campo de informações e recebiam as novidades via e-mail, após cadastro prévio. Contudo, a grande procura por parte de outros públicos foi o que motivou a ampliação do atendimento. “Era uma demanda ampla de pesquisadores e outras pessoas que entravam em contato para obter informações sobre programas, capacitação, então resolvemos abrir espaço para esse público de maneira a beneficiar um maior número de pessoas”, disse o coordenador do projeto pela SECTI-AM, Kleber Sousa.

PROJETO ESTRATÉGICO

O coordenador também ressaltou a importância estratégica desse projeto para a consolidação do sistema público de CT&I no estado do Amazonas. Segundo ele, a SECTI-AM atua gerindo e formulando políticas públicas, mas também considera de grande relevância a divulgação efetiva de oportunidades surgidas tanto em nível regional quanto nacional em CT&I para a população. “Daí, a relevância desse projeto”, afirmou Sousa, destacando ainda que “o propósito é tornar a ciência, tecnologia e inovação uma realidade na agenda das pessoas”.

DADOS DE ATENDIMENTO

No período de janeiro a novembro de 2012, foram realizados 87 atendimentos pelo programa Radar de Oportunidades. Desse total, 33 atendimentos foram voltados diretamente a empresas e 54 a outras entidades, incluindo Instituições de Ciência e Tecnologia, empreendedores, pesquisadores, estudantes, entre outros.

Edição: Lisângela Costa