Governo libera R$ 1 milhão para construção de laboratório no AM

O Ministério da Saúde (MS) autorizou o repasse de R$ 1 milhão para a construção do Laboratório Sustentável de Malária, no Amazonas. O repasse financeiro, que faz parte do Fundo Nacional de Saúde ao Fundo Estadual de Saúde, foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), desta quarta-feira (05).

Segundo a portaria, a medida atende à necessidade de construção do Laboratório de Combate à Malária Grave em todo o Estado. Ainda segundo a publicação, o Fundo Nacional de Saúde adotará medidas necessárias para a transferência do valor para o Fundo Estadual de Saúde do Amazonas, que deverá ser pago em cota única. A portaria entra em vigor na data de sua publicação.

REDUÇÃO DE CASOS

Segundo o Ministério, nos últimos seis anos, houve uma queda de 56% dos casos de malária em todo o País. Entre 2005 e 2011, as notificações reduziram de 607,7 mil para 267 mil.

A redução acentuada, conforme o MS, é resultado da descentralização das ações de prevenção e controle da doença, da inclusão de derivados de artemisina no tratamento dos pacientes e melhoria no atendimento. Outro fator que tem sido fundamental para diminuição desse quadro é o aumento dos investimentos e a capacitação dos profissionais.

Dados do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) apontam queda de 35,4% nos casos da doença entre os meses de janeiro a setembro deste ano em relação ao mesmo período do ano passado.

Até setembro, já foram notificados 7.558 casos de malária em Manaus. Segundo a Semsa, o ano de 2011 fechou com 14.947 casos de malária, contra 15.649 notificações, em 2010, e 16.390, registradas em 2009.

Fonte: G1