Biossensor que detecta câncer de mama será apresentado no exterior

Pernambucanos vão apresentar biossensor em competição nos EUA. O professor José Luiz (E) é o coordenador do estudo e viaja com as três pesquisadoras do Lika e os três do Cesar. Foto: Anna Tiago/G1)

Pesquisadores do Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (Lika) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar) embarcam na terça-feira (28) para Boston, nos Estados Unidos, para apresentar o biossensor que identifica o câncer de mama em estágio inicial. A equipe participará da iGEM Competition 2014, competição mundial criada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) para a promoção da biologia sintética.

O evento acontece entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro e reúne mais de 3 mil participantes, em cinco dias de palestras e apresentações de projetos. A equipe pernambucana é a única do Norte/Nordeste do Brasil e vai competir com 244 times do mundo na categoria geral e com 39 times na categoria saúde.

“É a primeira vez que participamos de uma competição internacional de genética. Estamos bastante ansiosos, ensaiando para ver como defender a pesquisa da melhor forma possível”, diz a coordenadora do projeto, a biomédica Deborah Zanforlin.

A apresentação do biossensor será no dia 2 de novembro, com fotos, vídeos, resultados e comprovação do funcionamento do robô que trata e prepara a amostra do sangue da paciente para ser colocada no biossensor.  “Acreditamos que vamos conseguir visibilidade para o projeto, quem sabe ter mais pessoas participando”, afirma.

Fonte: G1 PE