Professores da UEA participam do Lasera 2014, no México
Professores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) participaram, entre os dias 21 e 24 de outubro, na Cidade do México, da segunda edição da Conferência da Associação Latino-Americana de Investigação em Educação de Ciências (Lasera). O encontro reuniu mais de 200 pesquisadores de diversos países das áreas de Biologia, Física, Matemática e Química.
O evento é promovido pela UEA, Instituto Politécnico Nacional e Instituto de Ciências da Educação, e tem objetivo de reunir professores e pesquisadores latino-americanos em Ensino de Ciências de todos os níveis de ensino para trabalhar em projetos acadêmicos internacionais para melhorar a educação em ciência no mundo.
Ao todo, 13 docentes da UEA participaram da segunda edição do evento, entre eles, membros do Grupo de Pesquisa Alternativas Inovadoras para o Ensino de Ciências Naturais na Amazônia e do Centro de Estudos Superiores de Tabatinga (CESTB). De acordo com a professora da UEA e vice-presidente da Lasera 2014, Josefina Barrera Kalhil, o evento foi uma experiência única de aprendizagem. Ela ressaltou ainda a importância da troca de saberes entre pesquisadores de todo o mundo.
“Essa transversalidade que acontece entre as áreas do conhecimento, facilita para nós desenvolvermos novos métodos de aprendizagem dentro da sala de aula. O maior aprendizado que podemos levar é a importância da interação do conhecimento. Nós também tivermos a oportunidade de mostrar os nossos trabalhos desenvolvidos na UEA”disse Kalhil.
Com o tema “Educação em Ciências e Tecnologias Emergentes”, o Lasera 2014 reuniu, além de pesquisadores de todo o Brasil, professores de diversos países, entre eles, México, Colômbia, Costa Rica, Estados Unidos, Chile, Cuba, Equador, Venezuela, França e Itália.
Entre os resultados alcançados durante o evento, a vice-presidente da Lasera 2014 divulgou o país escolhido para sediar a realização do Lasera 2015.
“O encontro foi uma excelente continuação de primeira edição realizada aqui no Amazonas. A coordenação já decidiu qual país sediará o evento em 2015. O Lasera do próximo ano será realizado em Ibagué, na Colombia”, disse.
Fonte: UEA