Programa Ciência na Escola apresenta 30 projetos na SNCT

O projeto ‘Enamorados pela vida’, realizado no âmbito do PCE, também será exposto no dome. Foto: Divulgação/PCE

Trinta projetos de pesquisa desenvolvidos no âmbito do Programa Ciência na Escola (PCE) na rede pública estadual de Ensino serão apresentados na 11ª Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCT). No Amazonas, a SNCT será realizada nesta quinta e sexta-feira (06 e 07/11), no Clube do Trabalhador – Sesi, localizado na Alameda Cosme Ferreira, bairro Coroado III.

O PCE é um programa com aporte financeiro do Governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), e é realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM), e as Secretarias Estadual (Seduc) e Municipal (Semed) de Educação.

Durante a SNCT, também serão realizados o InovAmazonas, o I Encontro de Jornalismo de CT&I do Amazonas, e a Feira de Ciências do Amazonas, que reúne as seguintes atividades: Mostra Institucional; Mostra Competitiva de Projetos; Cine Ciência, Realização de Provão EJA; e Atrações Culturais.

De acordo com a assessoria de comunicação da Seduc, os projetos de pesquisa participarão da 2ª Feira de Ciências da Amazônia. Ao final das exposições, o autor do melhor projeto será credenciado para participar da Feira Nacional de Ciências, ainda sem data e local definidos.

A 2ª Feira de Ciências da Amazônia contará com a apresentação de 50 projetos competitivos de alunos do Ensino Fundamental e Médio das escolas públicas e particulares do Amazonas.

A coordenadora do PCE na Seduc, Simara Couto, disse que a oportunidade de expor a outras pessoas metodologias e resultados dos projetos de pesquisa é uma forma de incentivar os alunos a continuarem envolvidos com a pesquisa.

Segundo ela, a Feira possibilita chamar a atenção daqueles que ainda não tiveram contato com o mundo científico. “Nossa ideia é expandir a pesquisa científica e fazer com que ela chegue, principalmente, no interior para que os alunos se sintam atraídos e participem ainda mais”, disse.

EXPOSIÇÕES EM 360º

Neste ano, o tema da SNCT é ‘Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social’. Por este motivo, no lugar do tradicional estande, a Fapeam fará a exposição de suas ações em um ‘dome’, estrutura inflável criada exclusivamente para utilização de projeções em 360º em suas paredes internas. A estrutura é similar a utilizada no planetário do Espaço do Conhecimento, em Belo Horizonte (MG), da Universidade Federal de Minas Geral (UFMG).

No ‘dome’ será exposto um vídeo que retratará cinco projetos de pesquisa realizados com aporte financeiro do governo do Estado, via Fapeam.

O projeto ‘Enamorados pela vida’, realizado no âmbito do PCE, também será exposto no dome. Segundo a gerente do Núcleo de eventos da Fapeam, Milena Menta, o estudo trabalha com música, dança e teatro como ferramentas de combate ao uso de drogas ilícitas por estudantes. “O ‘Enamorados pela Vida’ foi escolhido para demonstrar que a execução dos projetos de pesquisa no PCE tem como objetivo o desenvolvimento social de estudantes da rede pública de Ensino”, disse Menta.

Fonte: Agência Fapeam, por Camila Carvalho, com informações da assessoria de comunicação da Seduc