Semana Nacional de Ciência e Tecnologia oferece oportunidades de negócios

A Oiram Sabores da Amazônia recebeu aporte financeiro da FAPEAM, em 2010 e 2012, respectivamente, por meio do Pappe Subvenção/Finep/Amazonas e do Pappe Integração. Foto: Divulgação/Oiram

Quatro empresas que ao longo de suas trajetórias empresariais receberam aporte financeiro do Governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), estão participando da Exposição Interativa de Negócios Inovadores.

A exposição faz parte da programação da 11ª Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCT) realizada nesta quinta e sexta-feira (06 e 07), no Clube do Trabalhador – Sesi.

Na exposição, as empresas Anna Morena Fitocosméticos da Amazônia, Sabores e Tradição, Oiram Sabores da Amazônia e Sohervas da Amazônia têm a possibilidade de expor e comercializar seus produtos, além de firmar parcerias com outras organizações empresariais para fortalecimento dos negócios.

A Oiram Sabores da Amazônia recebeu aporte financeiro da Fapeam, em 2010 e 2012, respectivamente, por meio dos Programas de Apoio à Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação em Micro e Pequenas Empresas na Modalidade Subvenção Econômica (Pappe Subvenção/Finep/Amazonas) e de pequeno porte (Pappe Integração). Os investimentos foram utilizados no desenvolvimento de chocolates, bombons e bebidas elaboradas com frutas e ingredientes da região amazônica.

A empresa Sabores e Tradição apresentou a linha de produtos de panificação e confeitaria, usando matérias-primas da floresta amazônica. Foto: Érico Xavier/Agência Fapeam

A empresa Sabores e Tradição apresentou a linha de produtos de panificação e confeitaria, usando matérias-primas da floresta amazônica. Foto: Érico Xavier/Agência Fapeam

Na Exposição Interativa de Negócios Inovadores, a Oiram apresenta ao público, além dos bombons, geleias e pimentas fabricadas a partir de produtos regionais.

As demais empresas receberam aporte financeiro por meio do Programa de Subvenção Econômica à Inovação Tecnológica em Micro e Empresas de Pequeno Porte (Tecnova/Finep/Amazonas) para desenvolver produtos e/ou processos inovadores.

É o caso da Sohervas da Amazônia que passou a produzir e comercializar, pela primeira vez no mercado, a aguardante de cupuaçu. O proprietário da empresa, José Augusto da Silva Cabral, informou que a empresa apresentará, em primeira mão, um licor de pimenta. “A exposição de negócios é mais uma oportunidade oferecida pelo governo do Estado de apresentarmos ao público o que estamos desenvolvendo dentro da empresa. Às vezes, como no caso do licor de pimenta, o grande público nem imagina que isso é possível”, disse.

INGREDIENTES REGIONAIS 

Produtos comercializados pela empresa Oiram. Foto: Camila Carvalho/Agência Fapeam

  Produtos comercializados pela empresa Oiram. Foto: Camila Carvalho/Agência Fapeam

A empresa Sabores e Tradição  levou para a Exposição a linha  de produtos de panificação e  confeitaria, usando matérias-  primas da floresta amazônica.  São pães e bolos naturais, sem  glúten, açúcar, lactose ou  gordura, feitos a partir de  novos processos de  fermentação e embalagem.

 As matérias-primas regionais  também se transformaram em produtos na Anna Morena Fitocosméticos da Amazônia. A partir do aporte financeiro da FAP, a empresa passou a utilizar óleos vegetais amazônicos na obtenção de sabonetes naturais. Ao longo da SNCT, a empresa fará a exposição também de hidratantes, óleos, buchas vegetais glicerinadas, perfumes de ambiente e sais de banho.

Os produtos expostos pelas empresas estão à venda. Também participam da Exposição Interativa de Negócios Inovadores as empresas Amazon Comércio de Doces, Bombons Finos da Amazônia, DS de Araújo Bijuterias, Caboquês Ilustrado, Divus Tecnologia e Comicbits.

Fonte: Agência Fapeam, por Camila Carvalho