Eventos da 11ª. SNCT em Manaus superam as expectativas de público

CIÊNCIAemPAUTA, por Fabrício Ângelo e Marlúcia Seixas

O Clube do Trabalhador do Amazonas recebeu em dois dias de evento, mais de 26 mil visitantes. Foto: Eduardo Gomes/CiênciaEmPauta
O Clube do Trabalhador do Amazonas recebeu em dois dias de evento, mais de 26 mil visitantes. Foto: Eduardo Gomes/CiênciaEmPauta

Mais de 26 mil visitantes estiveram nos dias 6 e 7 de novembro, nos eventos da 11ª. Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), em Manaus, ocorrida no Clube do Trabalhador Sesi, Zona Leste. Coordenada pela a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM), a SNCT reuniu os seguintes eventos: I Encontro de Jornalismo de CT&I do Amazonas, InovAmazonas 2014, Feira de Ciências da Amazônia e Exposição Interativa de Negócios Inovadores.

Na opinião da secretária de Estado de CT&I, professora doutora Ana Alcídia Moraes, o evento foi um sucesso. “Tínhamos uma previsão de 10 mil visitantes e passamos de 26 mil, isso mostra que não só conseguimos atingir nosso objetivo de levar a ciência para a população amazonense, mas superamos todas as expectativas de público e de ações realizadas na SNCT no Amazonas”, destacou.

“É muito gratificante ver o alcance da SNCT na sociedade, não só pela interação com o público, mas principalmente pela diversidade de pessoas atingidas, conquistando crianças adolescentes e adultos”, declarou a secretária de CT&I ao comentar que as ações para a próxima SNCT já começam a ser idealizadas ao final desta edição.

Danças e números musicais estiveram entre as atrações culturais da exposição. Foto: Eduardo Gomes/CiênciaEmPauta

Durante o evento 8 atrações culturais foram apresentadas no palco montado no centro da exposição. As apresentações foram promovidas por instituições parceiras como a Marinha do Brasil, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Seas), e Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Ainda na área cultural no espaço externo do Clube do Trabalhador Sesi foi montado o Cine Ciência que exibiu a cada 30 minitos filmes temáticos de CT&I, para os visitantes, em especial para as crianças.

Na área de educação, a Seduc realizou o Exame Supletivo Eletrônico para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) para os candidatos inscritos no portal da secretaria.

FCA

50 projetos concorreram em duas categorias diferentes na Feira de Ciências da Amazônia. Foto: Eduardo Gomes/CiênciaEmPauta

Foram 50 projetos com temáticas das mais variadas, escolas públicas e particulares concorrendo em duas categorias diferentes na Feira de Ciências da Amazônia. Para o líder dos coordenadores regionais da Associação Brasileira de Incentivo a Ciência (Abric), Marcel Siqueira, isso demonstra que com estímulo é possível se fazer ciência em qualquer lugar. “São mais de 130 jovens de 13 a 21 anos apresentando seus projetos. Isso só vem mostrar que o Amazonas é forte em pesquisa, em iniciação científica, não só na capital, mas em todo o Estado”.

Para o ano que vem, Siqueira espera que mais pesquisas possam ser apresentadas e contempladas. “Queremos uma presença intensa de todas as cidades do interior, esse é nosso grande objetivo”, ressaltou.

EXPOSITORES

Instituições de ensino e pesquisa, empresas inovadoras e instituições públicas foram parceiras na 11ª. SNCT em Manaus, ao todo 43 contribuíram para o sucesso do evento.

Entre os estandes um dos mais visitados foi o da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Ocidental. A jornalista da instituição, Síglia Regina Souza, declarou que a SNCT é uma oportunidade muito interessante para se mostrar o trabalho da Embrapa de uma forma mais inteligível a população. “Recebemos visitas de professores universitários a crianças de cinco anos de idade, demonstrando que a temática Ciência pode ser levada de diferentes formas a diferentes estratos da sociedade”, falou.

O interesse de jovens e adolescentes pelos projetos da Embrapa também foi apontado por Síglia Souza como um fator marcante no evento. “Eles querem saber o que é, como funciona. Há uma sede de interesse por formas interativas de conhecimento e oportunidades como essa são muito importantes para instigar essa busca dos jovens pela CT&I”, respondeu.

JORNALISMO E INOVAMAZONAS 2014

Com o tema “Empreendedorismo e Inovação em uma Sociedade em Rede”, o 5º. Workshop Internacional de Inovação do Amazonas – InovamAzonas 2014 realizou 8 palestras e debates para um público de empresários, pesquisadores e interessados na área.

O I Encontro de Jornalismo de CT&I abordou “Os desafios da pauta de CT&I na mídia”. O evento foi promovido pelo Programa de Comunicação Científica da SECTI-AM, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam),  e reuniu jornalistas e estudantes.

CIÊNCIAemPAUTA, por Fabrício Ângelo e Marlúcia Seixas