Estudo fará levantamento de ocupações do solo em Manaus

Utilizando um satélite desenvolvido pela Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (Nasa) dos Estados Unidos da América (EUA), o estudante de Licenciatura em Geografia, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), André Campos Alves, está fazendo um levantamento do uso e ocupação do solo em Manaus.

A pesquisa intitulada ‘Levantamento do uso e ocupação do solo por meio de imagens Landsat-5 TM e ADS 80’ está sendo desenvolvido no Centro Regional de Manaus (CR-MN) / Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) há três meses e deve se estender até julho de 2013.

O estudo recebe aporte financeiro do Governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do Programa de Apoio à Divulgação Científica (Paic).

Segundo Alves, o objetivo é verificar a ocupação do solo na cidade de Manaus para municiar a Defesa Civil municipal e demais órgãos nas ações, por exemplo, de combate à ocupação irregular, prevenção de desastres naturais (deslizamentos de terra) e até mesmo auxiliar o Corpo de Bombeiros em caso de incêndios em áreas de difícil acesso.

“A ideia inicial era vermos a ocupação do solo em Manaus, mas devido a dificuldades com instrumentos iremos delimitar uma área em um determinado período de tempo”, esclareceu André Campos Alves.

INTERAÇÃO COM BASE DE DADOS DA NASA

Alves informou que, atualmente, as imagens obtidas por meio do satélite Landsat-5 TM  e do ADS 80 já estão sendo coloridas e serão integradas para análise na base de dados da Nasa.

Estudo Censipam 2

Estudo Censipam 2

O satélite Landsat-5 TM é um projeto desenvolvido pela Nasa e dedicado exclusivamente à observação dos recursos naturais terrestres. O principal objetivo do Landsat é fazer o mapeamento multispectral em alta resolução da superfície da Terra.

O ADS 80 é um sistema aerofotogramétrico digital no qual uma câmera de imageamento aéreo de alta resolução gera imagens digitais contínuas ao longo do voo.

De acordo com a orientadora do estudo, a mestre em Clima e Ambiente pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e analista de Suporte em Recursos Naturais e Análise Ambiental do Censipam, pesquisadora Paula Ena de Almeida Conceição, os resultados da pesquisa auxiliarão no controle, por exemplo, do ordenamento urbano.

“Classificaremos a área urbana e as diferenciações de plantações para auxiliar, por exemplo, nas análises da Terra”, salientou a mestre.

O projeto de pesquisa foi um dos seis trabalhos expostos durante o Seminário de Acompanhamento de Projetos realizado no início desta semana, no Censipam.

SOBRE O PAIC

O programa consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas institucionais, estudantes de graduação interessados no desenvolvimento de pesquisa em instituições públicas e privadas do Amazonas.

Fonte: Agência Fapeam, por Camila Carvalho