Embrapa discute temas estratégicos para sua agenda de pesquisa na Amazônia

Temas estratégicos para as agendas de pesquisa das unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) na Amazônia Legal estão sendo discutidos na sede da Embrapa Amazônia Ocidental, em Manaus (AM), com a participação de chefes de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) das Unidades da Embrapa localizadas na região.

O chefe de P&D da Embrapa Amazônia Ocidental, Celso Paulo Azevedo, explica que embora haja peculiaridades que diferenciam cada estado da Amazônia, há também problemas em comum e o que se quer é unir esforços em busca de soluções que sejam de interesse das Unidades de Pesquisa e atendam aos interesses regionais. Por isso, na reunião serão abordados temas associados prioritariamente à realidade regional.

É a primeira vez que é realizado um encontro regional com os chefes de P&D da Amazônia e o objetivo é avançar na discussão e organização de arranjos regionais em temas estratégicos para a esta região. Essa discussão de arranjos regionais está de acordo com um novo conceito de gestão de projetos que vem sendo adotado pela Embrapa por meio de portfólios de pesquisa.

Entre os temas estratégicos são consideradas pesquisas sobre manejo florestal madeireiro e não madeireiro na Amazônia, recuperação de pastagens degradadas, agregação de valor a fruteiras nativas, culturas industriais, dentre outros.

Sistemas de produção sustentáveis, cultivo da seringueira e piscicultura são exemplos de temas de pesquisa que são de interesse compartilhado entre as Unidades de pesquisa na Amazônia.

Participam desta reunião, a chefe de P&D da Embrapa Acre Lucia Wadt; o da Embrapa Agrossilvipastoril (Sinop,MT)  Austerclínio Neto; o da Embrapa Amapá ( Macapá/ AP) Nagib Junior; o da Embrapa Amazônia Ocidental, Celso Paulo Azevedo, o da Embrapa Cocais ( São Luis, MA) Luis Carlos Nogueira; o da Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas, TO)  Ariovaldo Luchiari Junior; da Embrapa Rondônia (Porto Velho, RO) Victor Souza; e da Embrapa Roraima (Boa Vista, RR) Otoniel Ribeiro Duarte.

 

 Fonte: Embrapa Amazônia Ocidental