Carro elétrico pode ser utilizado na Copa do Mundo em Manaus
CIÊNCIAemPAUTA, por Anália Barbosa
A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM) promoveu, nesta terça-feira (11), um encontro entre a coordenação da Unidade Gestora do Projeto Copa no Amazonas (UGP Copa) e os desenvolvedores do primeiro carro elétrico de Manaus que, segundo dados, o pioneiro do Brasil, com potência e autonomia elevadas.
A iniciativa pretende viabilizar a utilização de um veículo sustentável, a partir de soluções tecnológicas voltadas para a região, durante a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014, na qual Manaus é uma das subsedes.
O carro elétrico vem com 45 baterias de Lithium. Com isso, o veículo consegue ter uma autonomia de 200 quilômetros, atingindo uma velocidade de até 160 Km/h. O modelo tem uma central computadorizada e um motor de 110 cavalos. Além disso, as baterias têm vida útil de aproximadamente 10 anos.
Para o coordenador da UGP Copa, Miguel Capobiango, esse tipo de discussão promovida pela SECTI-AM vem ao encontro de encarar a Copa como oportunidade. “O evento não deve ser olhado somente para superar os desafios do dia a dia do governo e da sociedade, mas para enxergar oportunidades de inovação, como é o caso do carro elétrico. Ele pode gerar novos negócios e modernização com sustentabilidade para o transporte. Neste caso, estamos falando de um veículo de transporte individual que pode enxergar soluções interessantes e desenvolvidas localmente”, avaliou.
A atenção à proposta do carro elétrico aconteceu durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) , quando o modelo, chamado de Eco Fusca, foi exposto na Casa Tecnológica pela SECTI-AM. Na ocasião, lembra o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas, Odenildo Sena, o governador do estado visitou o evento e ficou entusiasmado com a iniciativa.
“Pensamos em apresentar a ideia de um veículo transformado que fosse ecológico, silencioso e com autonomia para a Copa do Mundo, na qual Manaus é uma das subsedes. É fundamental que mostremos algo que tenha relação com a preservação do ambiente, a não poluição e a sustentabilidade. A Secretaria está fazendo o seu trabalho de intermediação. Nosso interesse é que consigamos montar esse cenário para que o Amazonas se destaque como sendo o espaço de produção dessa inovação”, disse Odenildo Sena.
BUSCA DE PARCERIAS
A partir desse primeiro encontro, os desenvolvedores do carro elétrico, Alex Soares e Belarmino Holanda, irão elaborar a parte documental com o apoio técnico da SECTI-AM. Já a UGP Copa apresentará a proposta para prováveis parceiros que venham a ajudar na concepção dessa iniciativa. “Esse é um trabalho coletivo em que cada ente pode dar sua parcela de contribuição para ver este projeto andar”, disse Capobiango.