Fucapi inaugura novo prédio de incubadora e amplia apoio ao empreendedorismo

A Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi) vai ampliar a atuação da sua incubadora de Tecnologia com a inauguração de um novo prédio com espaço para reunir mais de 20 novas empresas nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação, Biotecnologia, Design e Engenharia. A inauguração da nova estrutura acontecerá no próximo dia 14 de dezembro, às 17h, na sede da Fundação.

“Essa estrutura vai possibilitar a ampliação do trabalho de suporte a empresas inovadoras que tenham potencial de crescimento e que possam gerar riqueza para a região amazônica”, explica a explica a diretora-presidente da fundação, Isa Assef. “O apoio ao empreendedorismo faz parte do compromisso da Fucapi com o desenvolvimento regional”, completa.

Segundo o coordenador da Fucapi Incubadora de Tecnologia (FIT), Euler Guimarães, o projeto visa a apoiar empresas nascentes e as que ainda nem existem, mas que podem surgir a partir de uma ideia ou de resultados de uma pesquisa tecnológica. “As áreas prioritárias são Biotecnologia e Tecnologia de Informação e Comunicação, mas também são esperadas ideias em outros setores, como Engenharia e Design, área em que a incubadora iniciou sua atuação em 2006 com apoio do Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas no Amazonas (Sebrae-AM)”.

RECURSOS E INFRAESTRUTURA

A Fucapi destinou, inicialmente, R$ 2,5 milhões para as obras e para a infraestrutura. O projeto também vai contar com R$ 300 mil para aquisição de equipamentos e o pagamento de um bolsista, obtidos por meio de um edital do CNPq lançado em 2011. O projeto da incubadora da Fucapi foi o único contemplado na região Norte nesse edital. A estrutura física da FIT consiste de um prédio de quatro andares com 1900 m² de área construída; módulos empresariais com áreas que podem variar de 18 a 60m²; recepção; área de convivência; copa; energia, água e Internet banda larga; laboratório de informática e design; laboratório de biotecnologia; sala de reunião; e sala de treinamento. As empresas incubadas também terão acesso às áreas e serviços comuns da Fucapi: estacionamento; dois restaurantes; posto bancário; auditório; duas bibliotecas; laboratórios para ensaios; limpeza, conservação e segurança.

“Na área de biotecnologia, vamos oferecer um laboratório para extração e análise de materiais. Essa etapa é muito cara para empresas que estão começando. Este laboratório não permite operações em grande escala, mas é o pontapé necessário para que a empresa cresça e, futuramente, desenvolva sua própria infraestrutura”, assinala Guimarães.

Os empreendedores também terão acompanhamento gerencial, acesso a consultores e assessores especializados, treinamentos, orientação empresarial, suporte para marketing e publicidade, informações sobre investimentos, financiamentos e editais e acesso a uma rede de relacionamento. Será cobrada uma taxa com valor abaixo do mercado, com vistas ao endividamento mínimo possível da empresa para usufruir de toda a estrutura.

A filosofia da incubadora é que com apoio, planejamento e orientação, boas ideias podem se tornar excelentes negócios. Quem tiver interesse em empreender nessas áreas pode buscar mais informações no site www.fit.fucapi.br.

Fonte: Fucapi