SECTI-AM realiza último Fórum de Inovação de 2012

CIÊNCIAemPAUTA, por Laize Minelli

A Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi), em Manaus, recebe nesta sexta-feira (14), a partir das 14h30, a 6ª Reunião Ordinária do Fórum de Inovação do Amazonas. O evento é coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (SECTI-AM). Essa é a segunda matéria produzida pelo CIÊNCIAemPAUTA que integra a série voltada à divulgação das ações marcantes desenvolvidas pela SECTI-AM neste ano.

A programação do fórum compreenderá a realização da palestra “Tecnova: um instrumento de desenvolvimento regional”, que abordará sobre o programa de subvenção econômica para aplicação em micro e pequenas empresas, lançado recentemente pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

A palestra será proferida pela diretora técnic0-científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), Prof. Dra. Andrea Waichman, e pelo secretário executivo adjunto da SECTI-AM, Eduardo Taveira.

O programa será operado por parceiros descentralizados em cada estado da Federação. Para tanto, a Finep encaminhou carta convite aos Estados. Além dos recursos da Financiadora, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) está participando de forma complementar com mais R$ 50 milhões, valor de utilização não obrigatória pelas empresas selecionadas, e que será voltado a atividades de gestão de negócio.

Em seguida, haverá uma apresentação do curso de especialização Agente de Inovação e Difusão Tecnológica (AGINTEC), a ser feita pelo diretor de Relações Interinstitucionais da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica (Abipti), Félix Andrade da Silva. O curso visa à formação de profissionais capacitados para negociar e catalisar os processos de difusão e apropriação econômica e social do conhecimento para fortalecer a cultura da inovação no país. A SECTI-AM é apoiadora da iniciativa no estado.

SOBRE O FÓRUM

O Fórum de Inovação do Estado do Amazonas tem por finalidade debater estratégias que contribuam para promover a integração entre a academia e o setor produtivo visando ao fortalecimento na área de inovação tecnológica.