Amazonas ganha nova incubadora de empresas
CIÊNCIAemPAUTA, por Danyelle Soares
A Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi) inaugurou na última sexta-feira, a Fucapi Incubadora de Tecnologia (FIT). O empreendimento tem capacidade para atender até 30 novas empresas das áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação, Design, Engenharia e Bionegócio.
A FIT tem como objetivo apoiar negócios inovadores e que tenham seus produtos, processos ou serviços originados de pesquisas aplicadas ou desenvolvimento tecnológico. Possui como diferencial o suporte do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Inovação (Nepi) da Fucapi, que dispõe de profissionais dedicados em tempo integral, com formação acadêmica e experiência profissional em áreas diversas. Os empreendedores terão à disposição instalações físicas e suporte técnico e gerencial, no início e durante as etapas de desenvolvimento do negócio.
“Essa inauguração é emblemática para o país e esse é o melhor modelo para incubadoras. Você tem uma escola de nível médio técnico, uma faculdade e a incubadora presente no mesmo espaço. Aqui se materializa um exemplo de ensino, pesquisa e extensão”, comentou o presidente do CNPq, Glaucius Oliva.
A diretora-presidenta da Fucapi, Dra.Isa Assef dos Santos, destacou que estamos na era da inovação e a inauguração da FIT consiste a junção do conhecimento com a produção. “Aqui vamos incubar pequenas empresas que amanhã serão grandes. Temos uma estrutura aqui e esse é mais um passo importante para todos nós”, ressaltou.
Para o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas, Odenildo Sena, inaugurar uma incubadora do porte da FIT, com uma infraestrutura grandiosa, é de suma importância para o Amazonas.
ESTRUTURA FÍSICA
A estrutura física da FIT consiste de um prédio de quatro andares com 1900 m² de área construída; módulos empresariais com áreas que podem variar de 18 a 60m²; recepção; área de convivência; copa; energia, água e Internet banda larga; laboratório de informática e design; laboratório de biotecnologia; sala de reunião; e sala de treinamento. As empresas incubadas também terão acesso às áreas e serviços comuns da Fucapi: estacionamento; dois restaurantes; posto bancário; auditório; duas bibliotecas; laboratórios para ensaios; limpeza, conservação e segurança.
De acordo com o coordenador da FIT, Euler Guimarães, além de acompanhamento gerencial e orientação empresarial, as empresas incubadas também contarão com vantagens e serviços disponíveis pela sua mantenedora Fucapi. “Nosso objetivo é atrair prioritariamente empreendedores com sólida formação técnica e muita disposição para iniciar um negócio que tenha grande potencial de crescimento. Aqui eles poderão contar com consultorias e assessorias especializadas; qualificação profissional por meio de treinamento; suporte para registro de marcas e patentes; suporte para marketing e publicidade; benefícios da rede de relacionamento da incubadora; informação sobre investimentos, financiamentos e editais; e demais serviços e a estrutura aqui da FUCAPI”, explicou.
RECURSOS
A Fucapi destinou, inicialmente, R$ 2,5 milhões para as obras e para a infraestrutura. O projeto também vai contar com R$ 300 mil para aquisição de equipamentos e o pagamento de um bolsista, obtidos por meio de um edital do CNPq lançado em 2011. O projeto da incubadora da Fucapi foi o único contemplado na região Norte nesse edital.