Resultados de pesquisas transformam-se em livros
Viajar pelo imaginário da mente humana é uma das missões de uma boa história. Por isso, escolher um livro para ler é muito importante ainda mais durante a vida acadêmica, quando esta decisão está atrelada ao desejo de aprender. Pensando nisso, professores da UEA lançaram três livros que apresentam abordagens diferentes sobre o mesmo tema: a educação no Ensino Fundamental. De forma unânime, os livros são destinados a todos que atuam na área de educação e que discutem a diversidade e a multidimensionalidade da produção do conhecimento.
O primeiro livro, “Temas para o observatório da Educação na Amazônia” dos escritores Amarildo Menezes Gonzaga, Augusto Fachin Terán, Ierecê Barbosa, Eduardo Chagas e Rosa Oliveira Marins, foi concebido para articular elementos capazes de contribuírem para o desenvolvimento da educação científica na Amazônia. Para chegar ao resultado pretendido, os autores realizaram um estudo, ao longo de 2010, com alunos da 7°, 8° e 9° ano em uma escola da rede pública de Manaus.
De acordo com o professor e escritor Amarildo Menezes Gonzaga, os três livros foram produzidos a partir de pesquisas que receberam o incentivo financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (Capes). “Este livro é o resultado do primeiro material de pesquisa que concluímos”.
A segunda obra lançada é “A interdisciplinaridade como perspectiva curricular em um projeto do programa do observatório da educação/Capes no Amazonas”, escrito pelo professor Eduardo Alberto das Chagas Segura. O principal objetivo dessa obra é contar fatos resultantes de vivências e experiências do aspecto pedagógico, também no ano de 2010.
Por fim, o terceiro livro, escrito por Marnice Araújo Míglio, “Protótipo para avaliação diagnóstica escolar como referencial para o trabalho pedagógico do professor no ensino fundamental”, propõe a criação, aplicação e avaliação de um protótipo para escolas, voltado para o ensino de Ciências, Matemática e Língua Portuguesa. A obra ressalta que este protótipo proposto não tem a pretensão de substituir os instrumentos de avaliação desenvolvidos pelo Ministério da Educação, ao contrário, pretende agir de forma complementar a tais instrumentos.
Aos interessados, as obras já estão disponíveis nas principais livrarias e na página da editora responsável pela publicação do material. Todas as obras foram produzidas com base em estudo realizado na mesma escola.
Em Manaus, os três livros foram lançados durante o 1º Colóquio do Observatório da Educação na Amazônia, realizado nos dias 4 e 5 de dezembro, na Escola Normal Superior da UEA em Manaus.
Fonte: UEA, por Karoline Nogueira