Segurança: Governo e Caloi lançam modelo de Ciclo Patrulhamento no Centro e Ponta Negra

ciclopatrulha29

A parceria inovadora entre o Governo e a Caloi, empresa instalada há 40 anos no Polo Industrial de Manaus, vai permitir o Ciclo Patrulhamento, nova operação de segurança mediante o uso de bicicletas como instrumento de locomoção, nos perímetros do Centro Histórico de Manaus e na orla da Ponta Negra. A empresa doou 60 bicicletas e o Governo, em uma ação multiinstitucional que inclui o Fundo de Promoção Social (FPS), a Secretaria de Segurança e a Secretaria de Estado de Planejamento (Seplancti), responderá pelo treinamento dos policiais e o fornecimento de equipamento, kits de proteção e uniformes.

O acordo entre o governo do Estado e a maior fabricante de bicicletas do País prevê o patrulhamento no Centro Histórico, no eixo que abrange o Teatro Amazonas, Palácio da Justiça e as Praças da Saudade, São Sebastião e do Congresso. Na experiência piloto do projeto, a Ponta Negra já conta com 10 policiais atuando naquela área.

Na apresentação do grupo de de policiais que atuará no novo modelo de patrulhamento, nesta quarta-feira, na Praça Heliodoro Balbi, o secretário de estado de Planejamento José Jorge do Nascimento Júnior, que representava o governador David Almeida, disse que o projeto é a comprovação de que empresas e governos podem caminhar juntos em ações sociais de fundamental importância para a comunidade. “A Caloi abraçou uma causa, encarou de frente um desafio com uma ação social de extrema importância”, complementou. “A execução deste projeto comprova também que trabalhar junto dá resultado, a prova é a grande articulação entre a Secretaria de Segurança, o Fundo de Promoção Social e a Seplancti”, complementou o secretário.  

A nova operação de segurança atende também, lembrou José Jorge Júnior, a uma reivindicação das entidades de classe do comércio que atuam no Centro por mais segurança na região, reiteradas vezes manifestadas nas reuniões das Câmaras Setoriais coordenadas pela Seplancti.

O presidente da Caloi Cyro Gazola disse que a empresa, que emprega de 600 trabalhadores no PIM, está inteiramente comprometida com o Estado e com a região.

O secretário de estado de Segurança Carlos Alberto Andrade garantiu que o reforço no patrulhamento do Centro vai trazer para essa região a proximidade com a Polícia que os cidadãos tanto reivindicavam.

COMUNIDADE

A inserção do policiamento com bicicletas faz parte de um conjunto de ações que buscam aproximar o policial da comunidade para resultar em um trabalho mais eficaz. O projeto prevê a extensão dos serviços de patrulhamento para outras áreas da região metropolitana, para outros municípios caso haja necessidade ou em perímetro externo durante a realização grandes eventos.

A escolha do Centro Histórico e da Ponta Negra tem a ver com o elevado número de ocorrências e a dificuldade de acesso de viaturas e motocicletas nessas áreas.

As operações de patrulhamento serão realizadas em duplas ou trios de policiais, podendo ser ampliado esse número de agentes.

O Governo espera com esse serviço alternativo a melhoria dos serviços prestados à população, a redução dos índices de criminalidade nesses locais e o fortalecimento da parceria polícia e sociedade.