Seplancti, Sepror e Mapa fazem alinhamento de projetos estratégicos no setor de Produção

img_0481

Projetos e ações estratégicas para o Estado na área de produção, como a execução das normas do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção de Febre Aftosa, estão sendo alinhados e, posteriormente, serão encaminhados à Comissão de Transição nomeada pelo Governo do Estado. Os secretários de estado de Planejamento José Jorge do Nascimento Júnior, de Produção Dedei Lobo, e o superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) Guilherme Pessoa, reuniram-se, hoje pela manhã, para detalhar as providências já adotadas, e as eventuais pendências existententes para a execução dos projetos no setor.

O objetivo é garantir que o trâmite dos projetos não sofra descontinuidade, justificou o secretário José Jorge Júnior, que integra a Comissão de Transição do Governo. A obtenção do status de estado livre da febre aftosa é um dos assuntos prioritários na pauta de projetos do setor de Produção porque vai permitir que o estado, e o País, possam atestar o cumprimento das normas sanitárias exigidas no mercado externo.

Atualmente, o Amazonas detém um rebanho bovino de 1,2 milhão de cabeças.

No acordo firmado com o Mapa para garantir que o Amazonas manterá as ações de prevenção ao seu rebanho, e por tabela, o status de estado livre de febre aftosa, foi definido que seriam contratados 30 médicos veterinários, 12 engenheiros agrônomos e 93 técnicos agropecuários, além de melhorias na estrutura dos escritórios do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário (Idam) em 11 municípios do interior. Também ficou acertada a aquisição de equipamentos, embarcações e veículos a serem utilizados nas campanhas de prevenção contra a doença no interior.