Fórum de Gestores realiza reunião nesta quinta-feira

CIÊNCIAemPAUTA, por Vanessa Brito

* RETROSPECTIVA SECTI-AM 2012

Criado por iniciativa da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM), o Fórum Estadual de Gestores de Instituições de Ensino e Pesquisa do Amazonas proporcionou debates sobre variados temas relacionados ao ensino e pesquisa, inovação e desenvolvimento de políticas públicas. Nesta quinta-feira (20), ocorre a última reunião do Fórum em 2012.

De caráter extraordinário, o evento dará continuidade à discussão sobre a Rede Genômica de Saúde, proposta pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Amazônia), e  o atual cenário dos Programas de Pós-graduação no Amazonas. O fórum será realizado a partir das 14h, na sede da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Amazônia).

AÇÕES EM 2012

No decorrer deste ano, outras discussões importantes marcaram o Fórum Estadual de Gestores de Instituições de Ensino e Pesquisa do Amazonas. Com a realização de três reuniões ordinárias e três extraordinárias, representantes da área de CT&I e instituições debateram estratégias para o avanço da ciência e tecnologia no Estado.

Durante os encontros, os gestores discutiram sobre a possibilidade do bionegócio na Amazônia. O debate ocorreu por ocasião da 1ª Reunião Conjunta Extraordinária dos Fóruns de Gestores e Inovação e da 2ª Reunião Extraordinária do Fórum de Gestores, ocorridas em 17 de fevereiro e 20 de março, respectivamente. O assunto teve como base os potenciais, mas também foram questionados os gargalos para a execução da proposta, onde as dificuldades da cadeia produtiva se destacaram.

A qualificação e o incentivo aos programas de pós-graduação nas instituições de ensino e pesquisa no Estado também receberam destaque durante as reuniões entre os representantes institucionais. A pauta foi discutida por ocasião da 5ª Reunião do Fórum de Gestores, realizada no dia 11 de abril.

INOVAÇÃO E TRANSPARÊNCIA

Na 3ª Reunião Extraordinária do Fórum Estadual de Gestores conjunta com o Fórum de Inovação do Estado do Amazonas, discutiram-se os critérios de alteração da Lei de Inovação e Políticas de Apoio à Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em articulação com empresas e instituições de ensino superior.

A reunião também contou com a apresentação do Sistema de Indicadores On line de CT&I do Estado do Amazonas (Sion-AM). A ferramenta está disponível no portal CIÊNCIAemPAUTA. O sistema compreende uma plataforma online de informações, composta por cerca de 70 indicadores. O SION permite aos usuários obter informações sobre fomento e apoio a atividades de CT&I no Amazonas e pode ser acessado a partir de qualquer dispositivo (computador, tablet, celular).

Além de ser constituído por base de dados de instituições estaduais, o SION também disponibiliza informações de entidades ligadas à esfera federal, como é o caso do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

REDE GENÔMICA DE SAÚDE

O destaque da 7ª Reunião Ordinária do Fórum Estadual de Gestores de Instituições de Ensino e Pesquisa foi a discussão sobre a Rede Genômica de Saúde. Os representantes trataram sobre a criação de uma rede formada por instituições que atuam na área de saúde, a fim de concentrar esforços em ações voltadas à formação de pessoal, desenvolvimento de pesquisas e investimentos em novas tecnologias em genômica. Também foi abordado sobre as perspectivas para os Programas de Pós-graduação no Amazonas. Saiba mais.