Aplicativo reúne informações sobre vazante e espécies da Amazônia

Quer saber um pouco mais sobre as áreas que a onça-pintada aparece? E ouvir o som das aves e as espécies de primatas. As informações agora podem ser acessadas no aplicativo  para tablet intitulado de  “Vida na Várzea”, desenvolvido pelo Instituto Mamirauá (IDSM).

O Mamirauá App já está disponível nas versões inglês e português e pode ser acessado nos tablets com plataforma Android, ou baixado na App Store, no caso do Ipad. A primeira versão do material foi disponibilizada para o público durante a participação da instituição na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), em julho.

CONTEÚDO

O aplicativo é dividido em 13 capítulos. O primeiro apresenta alguns conceitos sobre a várzea amazônica e uma animação sobre o pulso de inundação na Reserva Mamirauá, que representa os ambientes alagados sazonalmente. Aborda também sobre a vazante, o recuo da água e a seca. Informações sobre o pulso de inundação na Reserva Mamirauá são resultados de uma pesquisa publicada em 2009. Uma animação sobre o nível médio mensal da água na unidade de conservação foi produzida e representa graficamente a variável do nível de água de cada mês.
As espécies de animais também são abordadas no aplicativo. No aplicativo, pode ser observado a rota de migração do peixe-boi amazônico, que varia entre as Reservas Mamirauá e Amanã. Piranha, piramboia e candirus são algumas das curiosidades das espécies de peixes apresentadas na lâmina “curiosidade sobre peixes”. O último capítulo reúne curiosidade sobre informações das populações humanas, com Censo e Renda das comunidades ribeirinhas.

O Instituto Mamirauá é uma organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Fonte: Portal Amazônia