Secretário João Orestes reúne-se com especialistas e representantes no setor de extrativismo mineral do Estado

img_2506

O inestimável potencial dos recursos minerais do Amazonas e a viabilização de projetos que possam gerar renda e emprego para as populações interioranas foram alguns dos temas do encontro nesta quinta-feira (22), entre o secretário de estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação João Orestes e representantes de cooperativas e reservas extrativistas de Barcelos e São Gabriel da Cachoeira, além de consultores, técnicos e especialistas do setor.

De acordo com o secretário, a atividade mineral é essencial para a interiorização do desenvolvimento econômico e é prioridade do governo Amazonino Mendes, a ponto de ser inserida nas políticas públicas da Seplancti. “A meta é atrair novos investidores para o setor de mineração”, adiantou o secretário.

Um das questões abordadas pelos participantes da reunião – a compatibilização da preservação do meio ambiente e a exploração dos recursos minerais – é perfeitamente viável, de acordo com os técnicos, a partir da adequação dos planos de manejo definidos pelos órgãos de controle que atuam no setor.