Engenharia de Materiais: agenda única busca criação de curso de doutorado
A implantação de um curso de doutorado em Engenharia de Materiais é o centro da proposta para a criação de uma agenda envolvendo representantes de instituições de pesquisa científica, especialistas e Governo do Estado.
A articulação dessa agenda foi apresentada nesta terça-feira (20) pelo secretário executivo de Ciência e Tecnologia, Estevão Monteiro de Paula, durante a abertura da primeira Conferência de Materiais com Aplicações Multidisciplinares (MAM-2018), promovida pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) em parceria com a Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti).
Segundo Estevão Monteiro de Paula, a expectativa é ter um direcionamento para saber como o Governo pode contribuir para a estruturação de um curso de especialização em um setor estratégico como a Ciência dos Materiais, cuja aplicação vai da cristalografia, metalúrgica, fármacos, biotecnologia, entre outros. A reunião deve acontecer na quarta-feira (21).
O evento está sendo realizado no Campus da Ufam e prossegue até quinta-feira com a participação dos mais renomados como tais como o professor Dr. Antônio Eduardo Martinelli; Professor. Dr. Adalberto Fazzio; Professor. Dr. João Cardoso de Lima; Professor. Dr. Marcos Batista Machado; Professora. Dra. Natália Mayumi Inada; Professora. Dra. Vânia Rodrigues de Lima; Professor. Dr. Hidembergue Ordozgoith da Frota; Professor. Dr. Edson Roberto Leite; Professor. Dr. Pedro Henrique Campelo Felix; Professor. Dr. Marcos Marques da Silva Paula; e Professora. Dra. Yvonne P. Mascarenhas.
O evento serve ainda para divulgar pesquisas locais e nacionais, motivando os alunos para a pesquisa científica e intercâmbios, além de inserir a abordagem das ciências dos materiais em outros ramos da pesquisa.