Seplancti apresenta oportunidades de negócios em reunião de planejamento técnico do BASA
As melhores oportunidades de negócios no Amazonas com o aproveitamento dos vastos recursos minerais e riquezas naturais com foco na sustentabilidade ambiental, foram apresentados pelo secretário executivo de Planejamento, Luiz Almir Fonseca, no Encontro Técnico de Planejamento para a Aplicação do FNO e Fontes de Recursos Financeiros do Banco da Amazônia (BASA) em 2019, realizado nesta quarta-feira. Entre os setores com grande perspectiva de desenvolvimento no Estado, Fonseca destacou os segmentos petroquímico, fertilizantes, gás, polo naval, além de mineração.
A reunião técnica do BASA para debater o Plano de Aplicação dos Recursos Financeiros busca definir no Amazonas ações estratégicas voltadas para o desenvolvimento regional sustentável valorizando as potencialidades regionais, observando as necessidades de implantação de uma infraestrutura econômica que possibilite o escoamento, armazenamento e comercialização da produção, a melhoria dos serviços de assistência técnica e a capacitação tecnológica dos setores produtivos. O diretor comercial do banco Luiz Cláudio Sampaio disse que a instituição está em busca de parcerias com os agentes de desenvolvimento, sobretudo os Governos da região, para definir os melhores e mais viáveis nichos de negócios.
NOVA MATRIZ
O secretário Luiz Almir Fonseca lembrou que o Amazonas é uma imensidão territorial tomado de riquezas esperando recursos e financiamentos para se desenvolver plenamente.
Na nova matriz econômica que está sendo implantada pelo Governo, ele aponta a exploração dos recursos minerais como fontes seguras de desenvolvimento. “Temos reservas de nióbio em São Gabriel da Cachoeira, caulim e gás em Manaus, cassiterita e estanho em Presidente Figueiredo. Em Nhamundá, temos bauxita da melhor qualidade, ou seja estamos cercados de riquezas sem poder explorar em favor da população”, disse Fonseca destacando as restrições da legislação ambiental e de proteção territorial indígena.