15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Amazonas termina hoje com premiação de projetos inovadores

img_4664

A 15ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Amazonas (SNC 2018) termina nesta quarta-feira, dia 7, com a premiação de projetos inovadores que serão selecionados. Cerca de 10 mil pessoas, entre estudantes, pesquisadores e agentes de instituições públicas circularam pela Arena Amadeu Teixeira durante o evento, cujo tema este ano foi “Ciência para diminuir desigualdades”.

“Não existe desenvolvimento e, portanto, redução de desigualdades sem ciência e tecnologia”, resumiu o secretário de estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia João Oreste Schneider, durante a abertura do evento.

Ele lembrou que os países que hoje detém um bom nível de desenvolvimento socioeconômico tiveram as bases de ciência e tecnologia lançadas há alguns séculos. “No Brasil esse processo começou com um certo atraso, mas a disseminação das bases tecnológicas estão avançando, sobretudo com a possibilidades abertas pela Internet”, avaliou  

Incluída na programação da SNCT 2018, foi aberta também a 6ª edição da Feira de Ciências da Amazônia – FCA, que reuniu alunos de 25 escolas da rede Estadual de ensino da capital e interior e 15 escolas da rede Municipal de ensino. Na dinâmica da FCA, cada projeto foi defendido pelos próprios alunos em estandes individuais.

Os principais temas abordados este ano na FCA foram “Ciências para a sociedade”. “Ciências para o meio ambiente”, “Engenharias para a sociedade” e “Engenharias para o meio ambiente”. A FCA, promovida pela Seplan-CTI em parceria com a Abric e Seduc, tem ainda a finalidade de premiar alunos que se destacarem para participar de feiras nacionais e internacionais, tais como: FECEAP, FENECIT e GENIUS, sendo essa última nos EUA.

Seis projetos serão selecionados por uma comissão institucional e receberão qualificação para representar o Estado em eventos do setor. Um dos projetos de destaque da SNCT 2018 foi o protótipo de integração eletromecânica para crianças autistas desenvolvido pelo Movimento autista de Inclusão pelo Departamento de Políticas Afirmativas da Ufam, que estimula a comunicação conectando o aparelho aos smartphones e tablets de modo lúdico.