ATLAS DOS CIENTISTAS

Pequisador da seringueira na Amazônia

Vicente Haroldo de Figueiredo Moraes, paraense, Engenheiro Agrônomo, Especialista em Fisiologia Vegetal e Fisiologia Aplicada à agricultura, pela Universidade de Reading, na Inglaterra.

Pesquisador da Embrapa, Vicente Moraes veio para Manaus em 1975 para fundar e dirigir o Centro Nacional de Pesquisa em Seringueira na Amazônia, atual Embrapa Amazônia Ocidental – CPAA. Coordenou o programa da seringueira na Região e através de cruzamento, seleção e combinação copa/painel superou o mal das folhas da seringueira e desenvolveu espécies resistentes com potencial de produção semelhante às regiões tradicionalmente produtoras, o que até então era considerado impossível.

Publicou mais de 80 trabalhos, artigos científicos em revista indexadas e capítulos de livros sobre a viabilidade e o potencial de cultivo da seringueira na Amazônia.

Vicente Moraes é considerado entre os cientistas mais sérios e comprometidos com o desenvolvimento da pesquisa agronômica na Região. Entre condecorações, prêmios e homenagens recebidas está o premio Frederico Menezes Veiga, maior honraria concedida pela EMBRAPA aos profissionais que se destacam na pesquisa agronômica, e a Comenda Ordem do Mérito Legislativo, pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas.

 

Fonte: SECTI-AM, Atlas dos cientistas do estado do Amazonas

atlas00