Doação de sangue: servidores da Seplancti abraçam campanha do Hemoam

img_5216

Os servidores da Seplancti abraçaram com determinação a causa do Hemoam (Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas) que busca reforçar os estoques de sangue nesse período que antecede o Carnaval.

Mais de 25 colegas já confirmaram participação na campanha de doação de sangue lançada na última segunda-feira, dia 4,  no auditório da Seplancti, com a participação do secretário de estado de Planejamento, Jório Veiga. Uma equipe do Hemoam, comandada pela gerente de captação de doadores, Noemy Prianti, falou da importância dessa ação de solidariedade e esclareceu as dúvidas mais frequentes em torno do assunto.

Aos colegas voluntários que participarão da campanha, divididos em dois grupos, pedimos atenção à nossa programação:

 

Dia 8, sexta-feira, às 8h30, saída do primeiro grupo de voluntários da Seplancti para o Hemoam, em van que será disponibilizada exclusivamente para esse fim,

Dia 14, quinta-feira, às 8h30, saída do segundo grupo de voluntários para o Hemoam.

Noemy Prianti chamou atenção para a extensão que o ato de doar sangue pode alcançar: uma só bolsa pode atender até quatro pacientes. Ou seja, quatro pessoas podem ser salvas ou ter o sofrimento minimizado com esse gesto de atenção para com o próximo.

Em situação contrária, a falta do estoque de sangue em um hospital pode levar ao cancelamento de cirurgias e de procedimentos. Um exemplo é o paciente que faz quimioterapia, já que, caso não receba o suporte de transfusão, poderá não resistir ao tratamento. Além disso, pode ser um enorme prejuízo ao paciente o adiamento de cirurgias cardíacas, de transplantes de rim, de fígado, de medula óssea, entre outros procedimentos que necessitam de sangue e de plaquetas.

Replicamos abaixo algumas informações importantes aos voluntários.

CRITÉRIOS PARA DOAR:

Ter idade entre 16 e 19 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos.

Pesar no mínimo 50 kg;

Estar alimentado. Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas;

Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;

Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgãos federal (CI, CNH, Passaporte, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe);

IMPEDIMENTOS TEMPORÁRIOS:

Gripe, resfriado e febre. Aguardar 7 dias após o fim dos sintomas;

Período Gestacional;

Período pós-gravidez: 90 dias para paro normal e 180 dias para cesariana;

Amamentação (até 12 meses após o parto);

Ingestão de bebidas alcoólicas (aguardar 12 horas após o consumo);

Tatuagem e/ou piercing nos últimos 6 meses (piercing em cavidade oral ou região genital impedem a doação);

Exames/procedimentos com utilização de endoscópio nos últimos 6 meses;

Ter estado exposto à situação de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis (aguardar 12 meses após exposição)

CRITÉRIOS  DEFINITIVOS  DE IMPEDIMENTO

Ter passado por um quadro de hepatite após os 11 anos de idade;

Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: Hepatite B e C, Aids (vírus HIV) doenças associadas ao vírus HTLVI e Doenças de Chagas;

Uso de drogas Ilícitas injetáveis;

Malária. Doação após um ano da cura.

INTERVALO ENTRE UMA DOAÇÃO E OUTRA:

Homens – 2 meses (máximo de 4 doações ao ano)

Mulheres – 3 meses (máximo de 3 doações ao ano)

Dúvidas Frequentes

Posso ficar debilitado depois de doar sangue? Uma pessoa adulta possui em média cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450 ml. Ou seja, é menos de 10% de todo seu sangue. Quem deseja doar sangue vai passar por uma avaliação prévia em ambulatório que tem o objetivo de detectar alguns impedimentos, como doenças, para a doação.

Doar sangue é seguro?  Sim, todo material utilizado é descartável, de uso único e não oferece qualquer risco ao doador.

Posso ficar Doente ou pegar uma doença?  Não, todo o procedimento é seguro, os matériais são descartáveis e o doador não tem contato com ninguém.

Pode ocorrer alguma reação adversa? Durante a doação e até 24 horas após, podem ocorrer algumas reações adversas, como Hematoma no local da punção, formigamento de mãos e pés, suor, vômito, turvação visual, sensação de desmaio, podendo a chegar ao desmaio e raramente convulsão, algumas dessas situações estão relacionadas a uma má alimentação, stress, ansiedade ou uma noite mal dormida.

Depois de doar sangue: Tome bastante liquido, não fume por duas horas, evite bebidas alcoólicas, evite esforços físicos, e só deixe o banco de sangue se estiver se sentindo bem, sempre após a doação é disponibilizado um lanche com suco, para que o seu organismo se mantenha bem e comece a repor o sangue doado.