Comitiva chinesa prospecta oportunidades de negócios no AM
Uma comitiva chinesa mista de empresário e representantes da província de Shandong, esteve na Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti) para identificar potencialidade de possíveis negócios no Amazonas. A assinatura de um acordo de cooperação técnico-científico está em estudo visando a abertura de um intercâmbio entre os dois mercados.
A comitiva chinesa foi recepcionada pela secretária de Planejamento em exercício Sônia Janete Gomes e pelo assessor do Gabinete Eraldo Boechat.
Na apresentação dos negócios potenciais no Amazonas foi destacado pela equipe da Seplancti os setores de mineração, bioeconomia e turismo, entre outros.
Boechart chamou atenção para as articulações que estão em curso para desenvolver de forma efetiva esse segmentos. Há uma semana foi criada a Câmara de Recursos Minerais, um fórum de definição de política públicas para o setor, e um site online de informações interativas acerca dos recursos disponíveis no Estado.
Um projeto em andamento que deve abrir uma nova frente de desenvolvimento nas cidades fora do eixo da capital é o Distrito Agroindustrial de Rio Preto da Eva, um centro de industrialização de polpa de frutas, pescado, extratos naturais e fitoterápico, além de beneficiamento de madeira, móveis e mineração.