ABDI realiza seminário sobre desenvolvimento em eletrônica
Fortalecer e orientar o setor produtivo de semicondutores, além de promover discussões sobre alternativas para a geração de energia e seu uso racional por meio da geração de uma rede elétrica inteligente no país (smart grids) são alguns dos temas que serão abordados na segunda edição do Seminário Brasileiro de Aplicação e Desenvolvimento em Eletrônica (2º Semicon). O evento é realizado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em parceria com a Editora Bolina, no Novotel Center Norte, em São Paulo, dia 11 de maio.
O 2º Semicon trará para a pauta, ainda, as estratégias do governo para a área de criação de circuitos integrados (design houses) e o projeto Brasil ID, que utiliza a tecnologia RFID (sistema baseado na tecnologia de identificação por radiofrequência a ser utilizado em produtos e documentos fiscais em circulação no País).
Fruto de um acordo de cooperação técnica entre o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), a Receita Federal e os Estados por intermédio de suas secretarias de Fazenda, o Brasil ID é um Sistema de Identificação, Rastreamento e Autenticação de Mercadorias, que se baseia no emprego da tecnologia de RFID.
Ao utilizar um padrão único, ele identifica, rastreia e autentica as mercadorias em produção e em circulação pelo País. O projeto é coordenado pelo Centro de Pesquisas Avançadas Wernher Von Braun, uma instituição genuinamente brasileira. “A ideia do evento é aproximar o governo e a indústria nacional em torno de temas de extrema relevância para o setor”, explica Carlos Venícius Frees, especialista de Projetos de Tecnologias de Informação e Comunicação da ABDI.
Os profissionais que participam do Semicon são das mais variadas áreas de aplicação e desenvolvimento, como automação industrial, predial e comercial, redes e telecomunicações, informática, automotivo, processamento de áudio e vídeo, médico-hospitalar, segurança e controle de acesso, defesa, instituições de ensino e pesquisas públicas e privadas.
Serão quatro salas simultâneas: três, onde os fabricantes poderão demonstrar as suas tecnologias disponíveis em várias aplicações, e uma sala dedicada à discussão governamental, onde serão expostos os projetos e planos de fomento para o setor.
Confira a programação completa e a ficha de inscrição do evento.
Serviço
2º Semicon – Seminário Brasileiro de Aplicação e Desenvolvimento em Eletrônica
Data: Nesta quarta-feira, 11 de maio.
Hora: 9h às 18h.
Local: Hotel Novotel Center Norte.
End.: Av. Zaki Narchi, 500 – Vila Guilherme – São Paulo, SP.
Fonte: Fonte: ABDI, via Portal Inovação do MCT