Embrapa realiza Conferência Internacional da Amazônia em Estatística

Análise de riscos também se aplica a riscos ambientais. Foto: Felipe Rosa

Manaus vai sediar a Conferência Internacional da Amazônia em Estatística Experimental e Análise de Risco. As inscrições para submissão de trabalhos devem ser feitas até o dia 7 de julho de 2014. O resultado dos trabalhos aceitos será divulgado em 25 de julho.

A conferência acontecerá no período de 12 a 15 de agosto deste ano e vai permitir aos participantes conhecerem e debaterem sobre novas técnicas, modelos e métodos estatísticos para prever riscos em diversas situações em relação à  agricultura, saúde, meio ambiente, e outras áreas, e com isso facilitar a tomada de decisões em situações reais para prevenir ou minimizar os riscos, explica o presidente da Comissão Organizadora, pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental, Roberval Lima.

O evento é promovido pela Embrapa Amazônia Ocidental, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com a Universidade Aberta de Portugal (UAB) e Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa (CEAUL). Conta com o patrocínio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado Amazonas (Fapeam) e apoio da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e Universidade Paulista (Unip) no âmbito do Committee on Risk Analysis in the International Statistical Institute (ISI-CRA). As inscrições podem ser feitas no link.

“É a primeira vez que um evento desse porte nessa área acontece aqui na região”, afirma presidente da Comissão Organizadora, acrescentando que para o evento está prevista a vinda do presidente da International Statistical Institute-Committee on Risk Analysis  (ISI-CRA) e de profissionais, pesquisadores e professores de diversos países além do Brasil, como Grécia, Polônia, Espanha, Portugal, Chile, entre outros.

A Conferência tem o objetivo de contribuir para o debate e divulgação de temas científicos relevantes e atuais relacionados à Estatística Experimental e Análise de Risco. Essa área compõe a parte experimental da estatística, em uma vertente multidisciplinar, aplicada à resolução de problemas reais. É um processo de avaliação da possibilidade de ocorrência e do impacto dos riscos identificados em diversas áreas, como agricultura, saúde, educação e meio ambiente, entre outros. A partir da estatística se investiga a tomada de decisões em ambiente de incertezas, procurando minimizar o risco.

Com a reunião de estudantes e profissionais de vários partes do mundo em torno desses temas, os organizadores pretendem possibilitar a articulação de parcerias para a elaboração de projetos colaborativos e a complementação da formação dos alunos de graduação, mestrado e doutorado.

No evento serão explorados os temas principais, na abordagem computacional, evidenciando aplicações na Medicina, Engenharia, Biologia, Ciências Agrárias, Ciências da Educação, Ciências do Ambiente, Economia, Finanças e outras áreas.

Além de Roberval Lima,  o comitê organizador  é formado pelos professores da Universidade Aberta de Portugal (UAB)  Teresa Oliveira e Amílcar Oliveira e pela pesquisadora da Embrapa, Cíntia Rodrigues de Souza.

Fonte: Embrapa Amazônia Ocidental