Abertura em Manaus da reunião preparatória para o Fórum Mundial de Ciência 2013 ocorre nesta quarta-feira
CIÊNCIAemPAUTA, por Danyelle Soares
Começa nesta quarta-feira (28), às 15h, e vai até o próximo dia 30 (sexta-feira), em Manaus, a terceira reunião preparatória para o Fórum Mundial de Ciência 2013. O evento será transmitido ao vivo pelo Portal CIÊNCIAemPAUTA. A reunião é promovida pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e coordenada, no Amazonas, pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
Antes da abertura do evento, às 14h30, haverá uma coletiva de imprensa com os representantes das instituições organizadoras da reunião. O tema do encontro, em Manaus, será “Diversidade tropical e ciência para o desenvolvimento”.
AMAZONAS EM DESTAQUE
De acordo com o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas, Odenildo Sena, a escolha de Manaus para sediar esse encontro não é gratuita. “Isso se deve ao fato do Amazonas estar se destacando, nos últimos anos, no que tange à área de ciência, tecnologia e inovação. Hoje, nós somos muito bem vistos pelo Ministério da Ciência e Tecnologia”, comentou.
Para realizar o evento, a SECTI-AM conta com a parceria do Inpa e da Fapeam . “Nós estamos com dois papéis nesse evento. Primeiro como agente financiador, o que mostra a capacidade do Estado de investir nesse tipo de evento. Por outro lado, é muito oportuno estar com nossos técnicos participando desse momento de reflexão. Porque lá poderemos ver quais são as demandas, os temas, as lacunas e o que nós poderemos voltar as nossas atividades de investimentos”, disse a diretora-presidenta da Fapeam, Maria Olívia Simão.
Os assuntos a serem abordados nas mesas-redondas serão “Ciência para o uso de recursos naturais tropicais”, “Educação e Cultura para formação de cientistas e inovadores nos trópicos”, “Ética e Ciência na fronteira do conhecimento”, “Ciência para a saúde em regiões tropicais” e ”Florestas tropicais, mitigação e adaptação a mudanças climáticas” .
“Tem tudo a ver com a Amazônia e com a região. E quando falamos em Amazônia, não nos referimos apenas ao Brasil. Mas, também aos países vizinhos. De tal modo, que vamos juntar forças para darmos essa contribuição ao Fórum Mundial e ao mesmo tempo, verticalizando as discussões que tem a ver com a vocação Amazônia, que é sobretudo a biodiversidade”, destacou Odenildo Sena.
“A ciência cada vez maios tem sido demandada para os processos de tomadas de decisões para ações de vários segmentos. Desde a segunda guerra mundial nunca tivemos tanta demanda por ciência. Por outro lado, a Amazônia tem papel de destaque, principalmente, em relação ao clima, ao ambiente e também quanto às diversidades que temos. Neste ponto, a ciência é o fio condutor comum. Primeiro a gente precisa de informações sobre a Amazônia para os processos de inclusão social e geração de renda, mas também para entender os processos e os efeitos que essa região tem no clima mundial e por outro lado, contribuir para avançar de maneira mais segura como posicionamento mundial no que se refere à ciência e ao desenvolvimento sustentável na região”, disse o diretor do Inpa, Adalberto Val.
FÓRUM MUNDIAL
Criado em 1999, em Budapeste (Hungria), o Fórum ocorre bianualmente desde 2003 e tem o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). O 6º Fórum Mundial da Ciência será realizado em novembro de 2013, no Rio de Janeiro. Pela primeira vez em sua história, o Fórum ocorrerá fora da Hungria.
A coordenação das ações do evento no Brasil é de responsabilidade o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em parceria com as principais instituições científicas brasileiras.
O tema de 2013 será “A Ciência para o Desenvolvimento Sustentável Global”.
INFORMAÇÕES
Evento: 3º Encontro Preparatório para o Fórum Mundial de Ciência 2013
Data: 28 a 30 de novembro de 2012
Local: Auditório da Ciência, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazonia
Endereço: Av. André Araújo, 2.936, Petrópolis – Manaus (AM)