Seminário marca abertura oficial do 23º Encontro Anual da Compós
O Teatro Maria Sylvia Nunes, da Estação das Docas, foi palco da Abertura Oficial do 23º Encontro Anual da Compós na noite de terça-feira (27), após a realização do Seminário Internacional com o sociólogo, Nick Couldry (London School of Economics and Political Science). Ambos serão transmitidos ao vivo pelo site do PPGCOM e do Compós 2014.
A solenidade contou com os pronunciamentos de Eduardo Morettin (USP), presidente da Compós, da professora Maria Ataide Malcher, coordenadora do Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM/UFPA), realizador do Compós 2014, e de representante da Universidade Federal do Pará. Além disso, foram realizadas apresentações culturais da Orquestra de Música Latina da UFPA, acompanhada da soprano Dione Colares, e também do grupo de carimbó do Espaço Cultural Coisas de Negro.
Maria Helena Weber, representante da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Maria Olívia Simão, diretora-presidenta da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), dentre outras entidades, também estiveram presentes na cerimônia. Ademais, autoridades dos estados do Norte do País prestigiaram a cerimônia de abertura do primeiro Encontro Anual da Compós que é realizado na Amazônia, região historicamente a reboque de modelos externos de produção de conhecimento.
Reverter essa dinâmica a partir da produção e da valorização da ciência produzida na região para a interpretação das realidades comunicacionais observadas na Amazônia, sem classificá-las simplesmente como exóticas ou atrasadas, é um desafio em relação ao qual a vinda do Compós 2014 para o Norte do País representa um avanço. Esse e outros indicativos importantes para a região amazônica serão destacados na fala da coordenadora do PPGCOM/UFPA, Maria Ataide Malcher.
PRÊMIO COMPÓS DE TESE E DISSERTAÇÕES 2014
A cerimônia de abertura do 23º Compós também foi marcada pela entrega do Prêmio Compós à tese e à dissertação vencedoras da edição 2014 da premiação, eleitas por duas comissões julgadoras independentes dentre 13 teses e 30 dissertações indicadas por cursos de pós-graduação em Comunicação filiados à Compós.
Intitulada “Os códigos padrões de narração e a reportagem: por uma história da narrativa do jornalismo de revista no século XX”, a tese premiada é de autoria de Eliza Bachega Casadei e foi defendida no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo (USP). Mayra Rodrigues Gomes orientou o trabalho.
Já o prêmio de melhor dissertação foi para Márcio Telles da Silveira pela pesquisa “A recriação dos tempos mortos do futebol pela televisão: molduras, moldurações e figuras televisivas”. Com orientação de Alexandre Rocha da Silva, a dissertação foi elaborada no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Fonte: Compós 2014