Acadêmica de Engenharia Civil da Ufam garante vaga no Ciência sem Fronteiras

28/12/2011 – A acadêmica do 6º período de Engenharia Civil, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Fernanda Leite Lopes, foi selecionada para o programa federal de mobilidade internacional ‘Ciência Sem Fronteiras’.

O programa tem entre seus objetivos investir na formação de pessoal altamente qualificado nas competências e habilidades necessárias para o avanço da sociedade do conhecimento; aumentar a presença de pesquisadores e estudantes de vários níveis em instituições de excelência no exterior; promover a inserção internacional das instituições brasileiras pela abertura de oportunidades semelhantes para cientistas e estudantes estrangeiros; ampliar o conhecimento inovador de pessoal das indústrias tecnológicas; e atrair jovens talentos científicos e investigadores altamente qualificados para trabalhar no Brasil.

No primeiro momento, o Brasil assinou com várias universidades norte-americanas e mandará vários alunos de graduação, tendo a meta de no total distribuir 100 mil bolsas em quatro anos. O programa atuará em países como Alemanha, Reino Unido e França.

A acadêmica Fernanda Leite Lopes está entre esses estudantes e passará um ano na Universidade de Utah, em Salt Lake City, tendo uma bolsa paga pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal Nível Superior (Capes). Ela concorreu com outros cinco alunos da Ufam pela vaga. Essa não é a sua primeira mobilidade. Fernanda Lopes participou de uma mobilidade quando cursou Engenharia Elétrica na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e ficou durante um ano em Portugal.

Foi já nessa época que a estudante tomou conhecimento do ‘Ciência Sem Fronteiras’. “O programa ficou bem famoso porque é do governo federal, então saiu em jornais. Quando eu estava em Portugal, a presidente Dilma Rousseff anunciou, que no início seriam 60 mil bolsas  para o Brasil todo. Quando lançaram o edital fiquei procurando no site da Capes e do CNPq e quando eu vi, vim aqui com a professora Regina Marinho me informar. Então me inscrevi e tive que fazer o TOEFL (Teste de Inglês como Língua Estrangeira)”, explicou.

O Teste de Inglês Língua Estrangeira é um dos exames exigidos dos alunos que desejam entrar em uma faculdade cujo idioma é o inglês.

O programa, atualmente, está com inscrições abertas para Graduação Sanduíche na Alemanha, Itália, Reino Unido e França até 15 de janeiro de 2012. Para mais informações entre no site do Programa ‘Ciência Sem Fronteiras’ ou entre em contato com a Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (Arii) pelo email: arii.ufam@gmail.com.

Fonte: Ufam