Acessibilidade é um dos lemas do CAP

22/10/11 – As pessoas com deficiência visual que queiram aprender informática básica e desenvolver outras habilidades como preparar seu próprio alimento podem fazê-lo no Centro de Apoio Pedagógico às Pessoas com Deficiência Visual (CAP), entidade vinculada à Escola Estadual de Atendimento Específico Mayara Redmam Aziz (Av. Jornalista Umberto Calderaro Filho, 903 – antiga Paraíba). Esta e outras informações a respeito da atuação do CAP podem ser conferidas no estande da escola na Estação Ciência da 8ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (no Clube do Trabalhador-SESI), até hoje (22/10).

Siga a SECTAM no Twitter!

O CAP disponibiliza cursos de informática no sistema “Dosvox” destinado a auxiliar o deficiente visual a fazer uso do computador por meio de um aparelho sintetizador de voz. Com isso é possível aprender a fazer texto, salvar e passar para o pen drive.  

O CAP é uma entidade que funciona como complemento pedagógico para as pessoas com deficiência visual. Também funciona como suporte às escolas da rede pública estadual de ensino com a produção de livros e apostilas em formatos digitais falados e sua reprodução em áudio, gravado ou sintetizado utilizando o sistema “Mecdaisy”.

O professor de informática Jonas Leitão explica que o CAP também oferece atendimento individual personalizado ao deficiente visual. Para cada situação, a escola dispõe de um profissional que vai até a residência ou escola do solicitante orientar como se locomover utilizando a bengala (por exemplo para ir ao supermercado, à escola, atravessar a rua e outras situações do cotidiano).

CIÊNCIA EM PAUTA/SECTAM, por Luciete Pedrosa