Acordo aproxima Brasil e Colômbia na área de CT&I

Os programas, as linhas de ação e os projetos da parceria deverão ser definidos até 15 de dezembro deste ano. Foto: Ascom/MCTI

Foi firmada na última segunda-feira (10) uma agenda de trabalho entre Brasil e Colômbia para avançar na cooperação bilateral entre as nações, especialmente em três áreas de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) consideradas estratégicas: aproveitamento sustentável da biodiversidade da Amazônia, energia renovável (biocombustíveis e biorrefinarias) e cooperação geoespacial. Além disso, serão desenvolvidas ações como a mobilidade acadêmica e a formação de pessoal de nível superior e a troca de experiências no campo institucional sobre instrumentos de apoio e de financiamento à pesquisa e à inovação.

Os programas, as linhas de ação e os projetos da parceria deverão ser definidos até 15 de dezembro deste ano e aplicados durante 2015 e 2016. Após esse período, será feita uma reunião entre as partes para tratar dos novos objetivos da empreitada. As partes acordaram, ainda, em promover um encontro bilateral de avaliação das ações adotadas ou em curso no último bimestre de 2015.

As iniciativas e os programas da cooperação serão financiados de forma compartilhada entre Brasil e Colômbia. Os trabalhos serão acompanhados pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) e pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do lado brasileiro, e pelo Ministério das Relações Exteriores – por meio do Colciencias – e pela Agência Presidencial de Cooperação Internacional da Colômbia (APC-Colombia), do lado vizinho.

Fonte: Agência Gestão CT&I