Adolescente inventa modo de carregar celular em 20 segundos
A jovem Eesha Khare, de 18 anos, residente em Saratoga, na Califórnia, recebeu o Prêmio Jovem Cientista da Fundação Intel no valor de 50 mil dólares pela invenção de um minúsculo dispositivo de armazenamento de energia que pode ser usado para recarregar um telefone celular no tempo de 20 a 30 segundos.
O dispositivo de carregamento rápido é na verdade um supercapacitor, aparelho que pode encapsular uma grande quantidade de energia em um pequeno espaço, carregando-se rapidamente e mantendo sua carga por um longo tempo.
A superbateria pode aguentar 10 mil ciclos de carga-recarga, em comparação com os apenas mil ciclos das baterias recarregáveis convencionais
“A bateria do meu celular sempre morre”, disse a inventora à rede americana de TV NBC News, quando perguntada sobre o que a inspirou a trabalhar com a tecnologia de armazenamento de energia. Supercapacitores também lhe permitiram focar seu interesse em nanoquímica.
“Trabalhar realmente em nanoescala nos permitirá avanços significativos em diversas áreas”.
Até o momento, ela usou o supercapacitor para alimentar um diodo emissor de luz, ou LED. O futuro da invenção é ainda mais brilhante. Ela vê seu invento empregado em celulares e outros dispositivos eletrônicos portáteis que proliferam no mundo de hoje, libertando as pessoas e seus aparelhos por mais tempo da dependência de tomadas elétricas.
“É também flexível, de modo que pode ser utilizada em telas flexíveis, tecidos e vestuário,” adicionou Khare. “Tem um monte de diferentes aplicações e vantagens sobre as baterias comuns nesse sentido”.
Segundo o site NBC News, Khare foi premiada na Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel, realizada esta semana em Phoenix, no Arizona.
Fonte: O Globo