ATLAS DOS CIENTISTAS

Pioneiro em Veterinária no Brasil

Adolpho Lutz nasceu no Rio de Janeiro, em 18 de dezembro de 1855. Formado em Medicina pela Universidade de Berna. Publicou trabalhos sobre zoologia, clínica e terapêutica durante os anos de formação na Suíça e Alemanha.

Entre os anos de 1881 e 1886, Lutz instalou seu primeiro consultório na cidade de Limeira, interior de São Paulo, atendendo à população carente e inaugurou os estudos parasitológicos sobre doenças animais.

Em 1893, assumiu a direção do Instituto Bacteriológico de São Paulo, onde desenvolveu conhecimentos em clínica médica, helmintologia, bacteriologia, terapêutica, veterinária, dermatologia, protozoologia, malacologia, micologia e entomologia.

Lutz é considerado o pioneiro dos estudos em veterinária no Brasil. Em 1892, foi criado o Instituto Bacteriológico, um marco na história da ciência no país. O período em que esteve à frente do Instituto Bacteriológico caracterizou-se por intensa atividade de pesquisa em laboratório, combinada com ações de grande envergadura na saúde pública: campanhas sanitárias, estudos epidemiológicos e duras controvérsias envolvendo, sobretudo, a febre amarela urbana e silvestre, a malária das zonas paludosas e também das florestas serranas, o cólera, a febre tifóide e a peste bubônica.

Em 1908, Lutz deixou o Instituto Bacteriológico consolidado como o mais importante centro de pesquisa médica do país. Depois disso mudou-se para o Rio de Janeiro e trabalhou até sua morte, em 1940, ano em que o Instituto Bacteriológico transformou-se no Instituto Adolfo Lutz, em sua homenagem.

Fonte: Site Semana CT 2008

atlas00