Aldeia do Conhecimento traz novidades para sociedade na SNCT-AM

19/10/11 – As atividades da Aldeia do Conhecimento, na 8ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Amazonas (SNCT-AM) foram iniciadas na manhã desta terça-feira (18/10), no Auditório do Bosque da Ciência, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), polo que sediará esta iniciativa. O espaço estará aberto ao grande público até o próximo dia 21/10, das 9h às 17h, no Bosque da Ciência (Avenida André Araújo, 2.936 – Aleixo) e também terá atividades no sábado, dia 22/10, das 8h às 12h15, no Jardim Botânico Adolpho Ducke (Rua Uirapuru, s/nº, Cidade de Deus).

Siga a SECTAM no Twitter!

O cenário montado em todo o Bosque da Ciência promove a interação do público com a temática proposta pelo evento “Mudanças Climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos”. Essa ligação é importante, segundo o secretário-executivo adjunto da Secretaria de Estado Ciência e Tecnologia do Amazonas (SECTAM), Dalton Chaves Vilela Júnior. 

“Quando o assunto é pesquisa no Amazonas, as pessoas ligam diretamente o tema ao Inpa. É quase impossível não pensar no instituto quando o assunto é desenvolvimento de pesquisa no Estado”, frisou.

Vilela afirmou que todos os anos o sistema estadual de ciência e tecnologia busca fazer uma semana melhor do que as anteriores. “Esse ano, o polo do Inpa, que sedia a Aldeia do Conhecimento, está com bastantes atividades interessantes e focadas no tema”, destacou. 

O secretário-executivo destacou ainda que as atividades do outro polo da 8ª SNCT-AM, que ocorrerá no Clube do Trabalhador do Sesi, a Estação Ciência. “A FAPEAM está com um dos estandes mais interessantes. O ‘globo’ que vai trazer sensações para os nossos cinco sentidos, principalmente o cheiro da floresta e dos diferentes ambientes. Eu mesmo já estou curioso para sentir isso”, disse.

Durante a solenidade de abertura o coordenador substituto da Coordenação de Extensão do Inpa, Hugo Guimarães Mesquita, afirmou que esse evento é importante para a ciência e tecnologia, pois é o momento onde são apresentadas a relevância das pesquisas e suas aplicações nas vidas das pessoas. “Durante todo esse período os profissionais e instituições envolvidas nesta atividade estarão mobilizados em todo o Brasil para levar ao conhecimento da população tudo o que é produzido pelas instituições de pesquisa”, salientou.

Atividades

A SNCT 2011 no Amazonas conta com uma programação diversificada e ampla. A programação está distribuída no interior e na capital. Em Manaus, os visitantes podem participar em dois polos: a Estação Ciência no Clube do Trabalhador do Sesi e a Aldeia do Conhecimento, estruturada no Bosque da Ciência do Inpa. Além dessa programação, a população também pode participar de modalidades como Portas Abertas, Papo Ciência na Escola, palestras e oficinas.

Quem visitou a Estação Ciência nesse primeiro dia gostou do que viu, como a dona de casa Tatiane Coelho Batista, que levou a filha de 7 anos para participar das atividades educativas no projeto “Insetos como ferramenta para popularização da ciência na Amazônia”, coordenado pela pesquisadora Neusa Hamada, realizada no âmbito do Programa Núcleos de Excelência (Pronex), financiado pela FAPEAM em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

“Essa é a segunda vez que trago ela aqui para participar dessas atividades, eu gosto de incentivar, pois ela demonstra interesse pelos bichos e aqui ela tem contato com isso”, afirmou. O incentivo tem surtido efeito positivo e a pequena Amanda Coelho Batista, já sabe qual profissão que seguir. “Quero ser veterinária para cuidar dos animais”, disse ela.

O evento, que ocorre em todo território nacional, abordará nesses dias a temática: ‘Mudanças Climáticas, Desastres Naturais e Prevenção de Riscos’.

No Amazonas o evento é coordenado pelo Governo do Estado do Amazonas, por meio das Secretarias de Estado de Ciência e Tecnologia (SECTAM), com o apoio da FAPEAM, Secretaria de de Estado da Educação (Seduc), Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), além de outras instituições parceiras.

Foto1: Alunos observam explicação de pesquisadora no Inpa (Fotos: Ricardo Oliveira).

Foto2: Crianças despertam para o interesse pela pesquisa (Fotos: Ricardo Oliveira).

Fonte: Agência Fapeam, por Rosilene Corrêa