ATLAS DOS CIENTISTAS

Dedicou-se à saúde pública no Amazonas

1870 - 1954

Alfredo Augusto da Matta, baiano, médico, especialista em Medicina Profilática e Dermatologia. Foi para Manaus em 1894 a serviço do Loyd Brasileiro, onde se casou e fixou residência. Trabalhou em vários órgãos de saúde do Estado do Amazonas.

Em 1908, participou ativamente do combate e da vitória contra o impaludismo e a peste bubônica que assolavam a capital e o interior do Amazonas, trabalhando in loco nos municípios de Itacoatiara, Barreirinha, Parintins e Maués.

Foi Diretor do Serviço de Higiene de Manaus, da Santa Casa de Misericórdia, do Hospital Beneficente Portuguesa, do Serviço de Profilaxia da Lepra e Doenças Venéreas e do Médico do Asilo de Mendicidade, atual Fundação Dr. Thomas.

Alfredo da Matta teve importante atuação política, foi Deputado Estadual, Deputado Constituinte e Senador da República.

No campo científico se destacou na área da saúde pública e da botânica. Entre os trabalhos científicos que publicou “Flora Médica Brasiliensis” recebeu Medalha de Ouro da Academia de Geografia Botânica de Le Mans, França e “Tricocefalosis” o levou à Academia Nacional de Medicina.

Pelo que fez em favor da saúde pública no Amazonas, Alfredo da Matta dá nome à atual Fundação de Dermatologia Tropical e Venereologia.

 

Fonte: SECTI-AM, Atlas dos cientistas do estado do Amazonas

atlas00