Alfredo da Matta realiza treinamento em Testes Rápidos
01/08/2012 – A Fundação Alfredo da Matta (Fuam) prepara-se para utilizar novos kits de Teste Rápido para Sífilis e HIV, além de introduzir em seus serviços, a testagem rápida em hepatites.
Siga o CIÊNCIAemPAUTA no Twitter. Curta nossa página SectiAmazonas no Facebook!
Pensando nisso, a Gerência de Laboratórios (GLAB) realiza nos dias 1 e 2 de agosto, na sede da Fuam, o Treinamento para Diagnóstico da Sífilis, HIV e Hepatite B e C pelo Teste Rápido para a equipe de profissionais que atua na Gerência de Doenças Sexualmente Transmissíveis (GDST), setor que oferece os Testes Rápidos na instituição.
Segundo Goretti Bandeira, responsável pela GLAB e pelo treinamento, o objetivo é atualizar os profissionais quanto aos novos procedimentos, já que, além da inclusão dos testes para hepatite – novidade na instituição –, mudam também alguns procedimentos utilizados na execução dos testes de sífilis e HIV.
“A Fuam está recebendo kits de teste rápido em sífilis e HIV com a nova plataforma DPP, tecnologia produzido pela Bio-Manguinhos que possui como uma das principais vantagens o aumento da sensibilidade do teste, garantindo maior eficácia no diagnóstico”, afirma Goretti Bandeira.
Neste treinamento, serão reforçados o rigor e os procedimentos adequados que os profissionais já conhecem, enfatizando as diferenças entre a metodologia usada até então e a nova, que será colocada em prática com a chegada dos novos kits. Além disso, questões como biossegurança, o cuidado no manuseio do material e os testes para hepatite B e C serão apresentadas.
Teste para hepatite será ofertado na FUAM
Os testes rápidos para Sífilis e HIV são uma rotina na Fuam, que já se tornou referência no assunto. A instituição prepara-se, agora, para a inclusão do teste para Hepatite B e C em sua relação de serviços, o que representará mais um benefício para a população.
Ainda em fase de implantação, a disponibilização do serviço segue uma agenda de atividades que inclui treinamentos, como os que serão realizados nos dias 1º e 2 de agosto, além da discussão e definição de um fluxo de atendimento na Gerência de DST, já que um novo serviço será implantado.
Segundo a Gerente de DST, Glaudomira Rodrigues, o fluxo de atendimento aos pacientes está sendo cuidadosamente analisado e discutido, pois inclui não apenas a execução do Teste em si, mas também todo um trabalho de aconselhamento aos pacientes, com orientações que os levem a refletir sobre comportamentos de risco, formas e a importância de se prevenir das Doenças Sexualmente Transmissíveis, HIV e Aids.
A previsão é concluir todas essas etapas em agosto e ofertar os testes para hepatite ao longo do segundo semestre desse ano.
Os testes para Sífilis e HIV continuam disponíveis na GDST e qualquer cidadão pode procurar o serviço.
Fonte: Fuam