UEA participa de competição nacional para construção de aeromodelo

A competição tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de Engenharia Aeronáutica. Foto: UEA

Alunos da Escola Superior de Tecnologia (EST) participarão de competição para construção de aeronave rádio controlada organizada pela SAE Brazil (Society of Automotive Engineers), em São Paulo. A SAE Brazil Aerodesign 2014, acontecerá no período 30 de outubro a 02 de novembro deste ano, com diversas competições que chamam a atenção de estudantes de Engenharia das mais diversas áreas.

A capitã da equipe, Erika Ramos, afirma que a iniciativa começou após a motivação dos alunos. O interesse pelo projeto da construção do aeromodelo motivou a inscrição de 60 alunos para a seleção que finalizou com um total de oito selecionados para atuarem na Urutau Aerodesign. Neste momento, os alunos trabalham no projeto para o início da elaboração do aeromodelo.

O aeromodelo deve estar pronto até setembro deste ano. “Vamos estar com ele pronto até o dia 30 de setembro”. Os testes da equipe de Manaus serão feitos na pista do aeroclube e em uma pista localizada na Faculdade Nilton Lins, no conjunto Parque das Laranjeiras, em Manaus. O grupo desenvolve suas atividades provisoriamente nos laboratórios dos cursos na Escola Superior de Tecnologia (EST), em Manaus.

“As outras equipes que ganharam em 2013, já tem vagas reservadas para 2014, então nós temos que ficar brigando também com as outras equipes para ganhar. É muito importante para nós saber que, de todo o Brasil, de várias equipes, vamos poder participar com elas e aprender. Estamos no páreo”, disse.

O orientador do projeto, Antônio Cláudio Kieling, afirma que a equipe trabalhará a questão do design, da área e da planta do projeto, além da questão relacionada aos materiais. Atualmente, a equipe possui 18 componentes e conta ainda com uma equipe de 11 professores. “A ideia é que eles venham a aplicar os conhecimentos adquiridos na sala de aula na vida real”, afirmou Kieling.

A participação dos acadêmicos na equipe Urutau também contribuirá para novas iniciativas e para a implantação de núcleos na própria instituição. “Tudo para eles é uma realidade. Talvez, vale mais que a experiência que eles possam ter com aulas teóricas. Eles também promovem o gerenciamento de um projeto industrial e é o que as indústrias precisam, de pessoas que tenham experiência prática”, disse o professor.

Antônio Kieling destaca ainda que a ideia é criar um núcleo capacitado de desenvolvimento, com foco em Engenharia Aeronáutica na UEA. “Nós contamos ainda com a estrutura da EST de laboratório de sondagem, laboratório de química, laboratório de metrologia, laboratório de materiais, laboratório de ensaios e testes, laboratório de física e outros. Todos eles com técnicos e professores, para que nós possamos concluir com bastante sucesso a participação na competição”, completou.

A COMPETIÇÃO

A SAE Brasil é uma competição que acontece anualmente no período de novembro a outubro. O projeto SAE Aerodesign é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de Engenharia Aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais de Engenharia da mobilidade. Ao participar do projeto, o acadêmico se envolve com um caso real de desenvolvimento de projeto aeronáutico, desde a concepção, elaboração de projeto detalhado, construção e testes.

Fonte: UEA, por Vanessa Brito