Alunos de Engenharia Civil da UEA apresentam TCCs nos Estados Unidos
Seis alunos de Engenharia Civil da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) realizaram apresentação de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) em visita ao estado da Flórida, nos Estados Unidos. Os acadêmicos, todos finalistas, participaram de visitas guiadas na University of South Florida (USF) e na Atlantic University of Florida (FAU). Além de serem recebidos nas instituições, os alunos receberam noções sobre uso de equipamentos, produtos e sistema produtivo em diversos locais.
A comitiva da UEA partiu para viagem no dia 24 de maio com retorno no último dia 6 de junho. A visita serviu para impulsionar a internacionalização e também para abrir novos horizontes para os acadêmicos. Para o vice-reitor da UEA, Mario Bessa de Figueiredo, a ida aos Estados Unidos serviu para ampliar o leque de conhecimento dos estudantes.
“A principal importância é ver como esses alunos estão em relação às outras universidades, o que eles estão utilizando lá, como é o dia a dia dos alunos americanos, bem como a infraestrutura das universidades. O ganho é muito grande porque os alunos podem observar como as outras pessoas se comportam e fazem com que esse conhecimento seja aplicado na sua realidade”, destacou Mario Bessa.
A coordenadora do curso de Engenharia Civil da Escola Superior de Tecnologia (EST) da UEA, Carla Souza, lembra que a visita ocorreu em sete cidades da Flórida. São elas: Forf Lauderdale, Boca Raton, Pampano Beach, Coconut Creek, Tampa, Plantation e Orlando. Na ocasião, também foram visitadas obras para a verificação da estrutura das edificações e também lojas de materiais, onde os acadêmicos puderam observar a demanda por materiais da Construção Civil.
‘Outro destaque da visita é que aproveitamos a oportunidade da experiência dos alunos para que eles realizassem a apresentação dos trabalhos de conclusão de curso em que eles já estavam trabalhando para a etapa de finalização do curso na UEA. A apresentação ocorreu para um grupo de profissionais na empresa Mapei, onde também tivemos acesso a equipamentos da área”, disse.
Na ocasião, a apresentação dos trabalhos de conclusão de curso abordou as seguintes temáticas: defeitos de pavimentos, telhados verdes, monocapa, corpo de prova, resíduo de vidro para asfalto, além de reforma e edificações.
O acadêmico do curso de Engenharia Civil, Adriell Souza, de 21 anos, alega que a experiência foi única. “A visita abriu muito a mente em relação ao processo construtivo e de como podemos comparar com a realidade no Brasil”, afirmou.
Carla Souza também defende que o principal diferencial é que os acadêmicos puderam ter uma nova visão para que, no futuro, eles possam sugerir soluções inovadoras quando estiverem no mercado de trabalho atuando como profissionais formados.
“A experiência motivou mais acadêmicos a participarem de iniciativas como esta. Temos outra visita programada para o início de setembro para a Universidade do Tennessee, no Texas, com mais um grupo de alunos da UEA”, concluiu a coordenadora do curso.
Fonte: UEA